21°
Máx
17°
Min

Hemepar pede doações de sangue antes do feriado de Carnaval

Um único doador pode salvar até quatro vidas (Foto: AEN) - Antes de aproveitar o feriado, doe sangue
Um único doador pode salvar até quatro vidas (Foto: AEN)

O feriado de Carnaval está chegando e a exemplo de anos anteriores a rede Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) se antecipa, pedindo doações de sangue. O período normalmente é marcado pela redução nas doações e aumento da demanda, motivada principalmente pelo acréscimo nos acidentes de trânsito e desta forma, mesmo mantendo estoque, é preciso mais doações.

Um único doador pode salvar até quatro vidas, sem contar que não dói e não prejudica quem doa. A rede do Hemepar conta com 22 unidades que atendem todo o Estado.

Antes de aproveitar a folia reserve um tempinho para ajudar quem precisa. Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Os menores de idade precisam de autorização do responsável legal. Além disso, é preciso apresentar um documento de identificação com foto; estar descansado e bem alimentado; não ter tido Hepatite A após os 10 anos de idade; não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação e não estar gripado ou com febre. As grávidas e mulheres que estejam amamentando não podem doar.

Vale lembrar que o intervalo entre as doações devem ser de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

 

O tempo médio da doação é de 40 minutos  (Foto: AEN)

Em todas as unidades é possível fazer doações até sábado (6) das 8 horas às 18 horas. Segunda-feira (8) e terça-feira (9), por conta do feriado, não haverá atendimento.