22°
Máx
14°
Min

Homem fica ferido durante demolição de casa

A demolição de uma casa na Rua Bernardo Itener, no Bairro São Marcos, em São José dos Pinhais, foi realizada na tarde desta terça-feira (24). Além da residência destruída, a ação teve como saldo uma pessoa ferida.

Durante a manhã, a situação chamou a atenção pela resistência de um homem que, no telhado da casa, tentava impedir a demolição

Acidente

Parte da estrutura da casa caiu sobre a retroescavadeira que fazia a demolição. O operador da máquina foi atingido e teve a perna quebrada. Ele tem 35 anos e não teve a identidade divulgada.

Em nota, a prefeitura de São José dos Pinhais informou que a casa é considerada uma ocupação irregular, em Área de Proteção Ambiental (APP). “No dia 16/03/2016, foi constatado o início desta construção e o responsável foi notificado três vezes para que interrompesse a obra e comparece na prefeitura, o que não ocorreu até a presente data. Por não ter sido respeitado a determinação, foi tomada a medida de demolição e desocupação da área”, diz o texto.

A prefeitura cita ainda o Decreto Municipal 2662/2009, que prevê a ação imediata quando essa ocupação estiver em curso em áreas, “como a essa do bairro São Marcos”. De acordo com a nota, outras casas também estão irregulares e “a Comissão Permanente para a Coordenação do Plano Municipal de Controle e Ocupações Irregulares irá acionar a Promotoria de Meio Ambiente para que medidas sejam tomadas”.

Sobre o homem que tentava impedir a demolição, a prefeitura informou que se tratava “dos construtores que subiram no telhado para retirar as telhas novas antes da demolição.”

Colaboração João Carlos Frigério