20°
Máx
14°
Min

Horário comercial estendido em Curitiba é discutido na Câmara

(Foto: Divulgação / Flickr) - Horário comercial  estendido em Curitiba é discutido na Câmara
(Foto: Divulgação / Flickr)

O horário comercial de Curitiba pode ficar maior. A proposta de estender o funcionamento do comércio está em discussão na Câmara Municipal e recebeu apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP).

De acordo com a proposta do vereador Chico do Uberaba, o horário comercial pode ser alterado para 9h às 22h, de segunda à sexta-feira, e das 9 h às 19 h aos sábados. O projeto ficou dois anos no gabinete do parlamentar para alterações e voltou a tramitar na Casa.

A proposta recebeu críticas, em relação à rotina dos trabalhadores, mas o autor do projeto argumentou que “os comerciantes poderiam optar por turnos de revezamento, de forma que o comerciário estaria apto a frequentar escolas, cursinho, faculdade no seu contra turno, como já é prática usual nos grandes shopping centers”.

O presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, afirmou que a iniciativa foi analisada “sob os prismas constitucional e jurídico nada tem contra sua aprovação, sendo também de plena conveniência sob os aspectos social e econômico, especialmente diante da crise vivida pelo país”.

De acordo com a Câmara Municipal, a lei que determina o horário de funcionamento do comércio não se aplica a supermercados, restaurantes, confeitarias, sorveterias, bares, cafés e similares, mercearias, açougues, feiras e lojas de artesanato, bancas de jornais e revistas, floricultura, farmácias e drogarias, cabeleireiros, barbeiros e funerárias, hotéis, postos de gasolina e estacionamento de veículos, cinemas, teatros e casas de diversões públicas e outros.

Colaboração Associação Comercial do Paraná e Câmara Municipal de Curitiba