27°
Máx
13°
Min

Hospital Municipal é reinaugurado nesta quinta-feira em Pérola

(Foto: Agência Estadual de Notícias) - Hospital Municipal é reinaugurado nesta quinta-feira
(Foto: Agência Estadual de Notícias)

Foi reinaugurado nesta quinta-feira, em Pérola (a 133 quilômetros de Cianorte), o Hospital Municipal Doutor Raul Sérgio Bittencourt. O local ficou em obras por cerca de um ano e agora volta a oferecer atendimento de baixa e média complexidade, com internações, partos e cirurgias.

O hospital conta com 19 leitos, duas salas cirúrgicas e recebeu um investimento de R$ 700 mil do governo do Paraná, também para a compra de equipamentos. O Estado vai repassar, mensalmente, R$ 20 mil para custeio.

Receberam melhorias o pronto-socorro, enfermarias, alojamentos, sala de raio-X, copa, refeitório, lavanderia, central de materiais, sala de enfermagem e alas administrativas. Foram construídos uma nova brinquedoteca, uma capela e um necrotério. As melhorias também atingiram o centro cirúrgico, que ficou interditado por anos devido à falta de condições sanitárias.

No período das obras, apenas pequenos procedimentos eram realizados, com boa parte dos pacientes encaminhados a Umuarama. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participou da inauguração e avaliou que o número de transferências deve cair 70%.

"A maior parte dos problemas de saúde da população poderá ser resolvida aqui neste hospital. Isso significa mais agilidade e qualidade ao atendimento dos moradores de Pérola, que terão um serviço amplo e moderno à disposição em seu próprio município", ressaltou.

A previsão é que o hospital faça de dez a 12 partos por mês. "Há seis anos não nascem crianças em nossa cidade. Foi uma luta muito grande e hoje, finalmente, podemos dizer que em breve nossas gestantes farão os partos aqui em Pérola, com a segurança e dignidade que merecem", declarou o prefeito de Pérola, Darlan Scalco.

Colaboração Agência Estadual de Notícias