22°
Máx
17°
Min

Hospital Municipal faz a oitava captação de órgãos de 2016

Hospital Municipal faz a oitava captação de órgãos de 2016

Nessa madrugada (15), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI), coordenou em parceria com a equipe do Hospital do Rocio de Curitiba, a oitava captação de órgãos do ano.

A captação foi realizada após autorização da família de uma paciente, que teve sua morte encefálica, confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.

Foram captados pâncreas, fígado, rins e coração para valvas, que seriam encaminhados para a Central de Transplantes em Curitiba, para localizar receptores compatíveis. Já a captação de córneas, foi realizada pela equipe de Enfermagem do HMFI, responsável pela Enucleação de Córneas.

Mesmo com a triste situação da perda, o gesto nobre dos familiares fez aumentar o número de doadores no Brasil.

“É fundamental que se dissemine mais a importância da doação. O exemplo dessa família, que conseguiu, no momento de dor, pensar em salvar a vida de outras pessoas, é um exemplo a ser seguido”, ressalta a enfermeira e secretária da CIHDOTT, Karin Aline Zilli Couto.

Karin ainda explica que a doação só pode ocorrer com autorização da família, após a realização de exames neurológicos que identifiquem a ausência de atividade cerebral – a chamada morte encefálica. Além disso, é necessário que o paciente não tenha doenças infectocontagiosas, infecções ou alterações estruturais decorrentes de traumas ou acidentes, por exemplo.

Colaboração: Assessoria de imprensa