21°
Máx
17°
Min

Hospital Municipal faz captações de órgãos doados por famílias de vítimas

Foto: Assessoria de imprensa - Hospital Municipal faz captações de órgãos doados por famílias de vítimas
Foto: Assessoria de imprensa

Durante a manhã e início da tarde de quarta-feira (9), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI), coordenou respectivamente, duas captações de órgãos.

Os pacientes, um homem, de origem francesa, de 55 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) e o outro paciente, do sexo masculino, de 52 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, foram os doadores.

Foram captados os seguintes órgãos: coração para válvulas, fígado, rins e globo ocular. A morte encefálica dos pacientes foi confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.

A coordenadora de Enfermagem do HMFI e secretária da CIHDOTT Karin Aline Zilli Couto destaca nesse caso em especial, o apoio do setor Jurídico da instituição e o serviço do plantão judiciário de Foz do Iguaçu, referente à liberação do alvará, para que o paciente francês, pudesse se tornar um doador de órgãos.

“Primeiramente, aguardamos o consentimento da família por meio do Consulado da França, posteriormente, nosso setor Jurídico entrou com medida para que o juiz concedesse autorização judicial para o procedimento”, explica Karin.

Segundo a enfermeira, tratava-se de um cidadão francês, porém, com CPF-Cadastro de Pessoas Físicas brasileiro.

Com os dois procedimentos somente nessa quarta-feira, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, realizou até o momento, quatro captações de múltiplos órgãos, no ano de 2016.

“Mais um momento de extrema importância para o HMFI, onde estamos cumprindo nosso papel junto à comunidade”, pontuou a enfermeira.

Colaboração: Assessoria de imprensa