24°
Máx
17°
Min

Hospital Regional abre 53 vagas para seis programas de residência

(Foto: Divulgação) - Hospital Regional abre 53 vagas para seis programas de residência
(Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU) anuncia a abertura de 53 vagas para os programas de residência multiprofissional e uniprofissional. As inscrições estarão abertas de 27 de agosto a 20 de setembro, apenas pela internet, no site da UEPG. A taxa de inscrição (R$ 250) poderá ser paga até 21 de setembro, em toda a rede bancária autorizada.

O diretor do HU-UEPG, professor Everson Augusto Krum, destaca a abertura das novas vagas para residentes, destacando que o Hospital Universitário se consolida, não apenas como referência em assistência, mas também como centro formador em ensino multidisciplinar. Nesse aspecto, registra a oferta de três novos programas de residência em Reabilitação, Neomatologia e Enfermagem Obstétrica, que vão abrir oportunidades para profissionais de diversas áreas.

Entre as novidades, destaca a oferta inovadora do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação, que abre espaço para graduados em educação física e fonoaudiologia. Ressalta ainda o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, possibilitado, principalmente, pela abertura da Maternidade do HU. “Vai formar enfermeiros especializados nessa área de grande importância, que abrange desde a consulta pré-natal, no hospital e nas unidades básicas, no pré-parto, centro obstétrico, ala de internamento e berçário”.

Vagas e provas

As vagas do processo de seleção estão distribuídas em seis programas. O Programa Multiprofisisonal em Intensivismo oferta 14 vagas, para enfermagem (4 vagas), farmácia (2), farmácia com habilitação em análises clínicas ou farmacêutico generalista (2), fisioterapia (2), odontologia (2) e serviço social (2).

O Programa Multiprofissional em Saúde do Idoso abre 14 vagas, para graduados em enfermagem (6 vagas), farmácia (2), fisioterapia (2), odontologia (2) e serviço social (2). Já o Programa Uniprofissional em Cirurgia Bucomaxilofacial oferta duas vagas para formados em Odontologia.

Três programas são ofertados pela primeira vez. O Programa Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica abre quatro vagas para graduados em enfermagem. O Programa Multiprofissional em Neomatologia oferta 11 vagas, para enfermagem (2), farmácia (2), análises clínicas/generalista (1), fisioterapia (2), odontologia (2) e serviço social (2).

Para o Programa Multiprofissional em Reabilitação, o HU-UEPG abre 8 vagas. Podem habilitar-se profissionais de educação física (2 vagas), fisioterapia (2), fonoaudiologia (2) e serviço social (2).

Todos os programas caracterizam-se por formação de pós-graduação, modalidade treinamento em serviço, com bolsa no valor de R$ 3.330,43. Cinco deles tem duração de dois anos. Apenas a residência em cirurgia bucomaxilofacial se estende por três anos. O residente deverá ter dedicação exclusiva ao programa, não podendo realizar atividades com vínculo formal no período de realização da mesma.

As provas serão aplicadas em 23 de outubro. O edital com a indicação do local de realização da prova estará disponível no site da UEPG, às 17h30min do dia 17 de outubro.

O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica, de material transparente, com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa; documento original de identificação; e ficha de inscrição. Os portões de acesso serão abertos às 13h e fechados às 13h30min.

O resultado será divulgado em 27 de outubro. As matrículas para os classificados, de acordo com o número de vagas ofertado em cada programa, ocorrerão em 1º de fevereiro de 2017. O processo de seleção é organizado pela Coordenadoria de Processo de Seleção (CPS) da UEPG.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.