21°
Máx
17°
Min

HU recebe doações do grupo ‘Tecendo e Aquecendo’

(Foto: Divulgação) - HU recebe doações do grupo ‘Tecendo e Aquecendo’
(Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebeu, na última semana, a doação de mantas, cobertores e roupas de bebês confeccionados por servidores da UEPG que integram o grupo ‘Tecendo e Aquecendo’. O material foi repassado pela assistente social Sônia Aparecida Gomes dos Santos, da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitroria de Recursos Humanos (Prorh), à assistente social Ana Maria Salles Rosa Solak e à chefe da Hotelaria do HU, enfermeira Josiane Quirrenbach.

De acordo com Ana Maria Salles Rosa Solak, os agasalhos doados pelos servidores da UEPG vão aquecer gestantes e bebês da Maternidade, o grupo de gestação de alto risco e pacientes da UTI Natal. “Nesses dias de frio mais intenso recebemos doações de vários setores da sociedade ponta-grossense”, disse, ao comentar que isso é uma mostra da solidariedade à população carente da região que busca atendimento no hospital, em muitos casos, sem qualquer condição financeira. “Na UEPG essas campanhas são uma tradição, que agora se estende também o HU”.

Entre as doações, o grupo ‘Tecendo e Aquecendo’ repassou ao hospital 14 mantas de crochê para serem comercializadas, gerando recursos para a compra de enxovais. O que não for vendido, será levado às gestantes do Ambulatório de Gestação de Alto Risco. O lote inclui ainda 14 enxovais para recém-nascidos, novelos de lã para confecção de sapatinhos e 60 cobertores de soft para a Maternidade, também adquiridos com o resultado da venda das mantas. O trabalho de acabamento dos cobertores foi realizado por servidoras do Colégio Agrícola.

Tecendo e Aquecendo

O grupo ‘Tecendo e Aquecendo’ da UEPG completa oito anos de existência. Surgiu em 2008 por iniciativa de servidoras da Biblioteca Central (Bicen), em parceria com a Prorh e o curso sequencial em Moda, ofertado na época, para contribuir com a Campanha do Agasalho. O trabalho se mantém até hoje, com a participação de servidoras de vários departamentos da instituição, aposentados e voluntários da comunidade.

A ação consiste na confecção de quadradinhos de crochê no tamanho 20x20 para a montagem das mantas que são comercializadas e têm a renda revertida na compra de cobertores e agasalhos que são doados ao SOS e entidades assistenciais. O grupo é aberto à participação da comunidade. “A pessoa pode doar quadradinhos já prontos no tamanho padrão ou lãs e fios para a confecção pelas voluntárias do grupo”, diz a assistente social Sônia dos Santos.

O ato de doação para o HU-UEPG registrou as presenças das assistentes sociais Ana Maria Salles Rosa Solak e Sônia Aparecida Gomes do Santos; da diretora administrativa do HU, Juciane Linhares de Lara; a chefe da Hotelaria, enfermeira Josiane Quirrenbach; e das servidoras da UEPG Maria Luzia Bertholino, Regina Mayer e Astrid Honesko.

Colaboração Assessoria de Imprensa.