21°
Máx
17°
Min

Ibiporã começa a distribuir carnês do IPTU 2016

Os 19.442 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram a ser entregues nesta sexta-feira (11), em Ibiporã. O contribuinte que pagar à vista até 30 de março, terá 20% de desconto. Se preferir quitar o IPTU até 30 de abril, o desconto será de 10%.

Outra opção é o pagamento parcelado, em até nove vezes, sem juros, com o primeiro vencimento em 10 de abril e as demais parcelas com vencimento para o dia 10 dos meses subsequentes.

A previsão da administração municipal é arrecadar R$ 7,8 milhões com o imposto.

Os valores e critérios para cobrança do IPTU constam na Lei nº 2737/2014, de 24 de dezembro de 2014, a qual aprova a Planta Genérica de Valores do Município de Ibiporã. A nova PGV buscou justiça fiscal no valor dos imóveis, embasando o lançamento do IPTU por face quadra e não mais por setor, como era feito com a PGV de 2001.

"O cidadão que tinha um imóvel próximo de uma via valorizada, como a Dezenove de Dezembro, por exemplo, pagava o mesmo valor de um morador a cerca de quatro ruas desta via principal, todavia, na hora de vender o imóvel seria menos valorizado por estar distante da Av. Dezenove de Dezembro. A face de quadra cobra de acordo com a quadra o valor do imposto, sendo mais justa a cobrança", esclarece a diretora do Departamento de Tributação da Secretaria de Finanças, Débora Batista de Lima Borges.

Como todos os anos, a Prefeitura oferece um desconto bastante atrativo para quem optar por pagar à vista. O contribuinte que pagar até 30 de março, terá 20% de desconto. Se preferir quitar o IPTU até 30 de abril, o desconto será de 10%.

O prazo de vencimento será prorrogado para o primeiro dia útil subsequente ao vencido, caso recaia aos sábados, domingos ou feriados, ou em dia sem expediente bancário. Segundo o secretário de Finanças, José Aparecido de Abreu, Ibiporã é o único município da região a oferecer um bom percentual de desconto para o pagamento em cota única.

Os carnês são separados por região da cidade e entregues por funcionários da Prefeitura. Por conta disso, o Departamento de Tributação estará fechado até a próxima terça-feira (15) para que os servidores realizem a entrega dos carnês. O atendimento volta ao normal na quarta-feira (16), às 08 horas.

Caso não receba em seu domicílio, o contribuinte deve vir buscar o carnê diretamente na Tributação, na Prefeitura, ou imprimir a 2ª via do IPTU on line, disponível no site oficial do Município.

(com informações da prefeitura de Ibiporã)