22°
Máx
14°
Min

Ibiporã investe em programa ambiental de compostagem nas escolas municipais

(Foto: Prefeitura de Ibiporã/Divulgação) - Ibiporã investe em programa ambiental de compostagem nas escolas municipais
(Foto: Prefeitura de Ibiporã/Divulgação)

A prefeitura de Ibiporã, em parceria com a Samae e a empresa Kurica Ambiental lançaram o programa “Composta Agora Ibiporã”, que pretende minimizar a geração de resíduos orgânicos nas escolas municipais por meio de um minhocário.

Inicialmente, o projeto piloto será realizado com alunos do quarto ano das seis escolas municipais de período integral, começando pelas Escolas Municipais Professor Nelson João Sperandio (Miguel Petri) e Pref. Mário de Menezes (Bom Pastor). A meta é que até julho o projeto alcance as seis escolas.

O suporte técnico será dado pela equipe da Kurica Ambiental, empresa responsável pela coleta seletiva e destinação dos resíduos em Ibiporã. As escolas serão orientadas quanto ao uso do húmus, e suas propriedades para auxiliar no desenvolvimento de jardins e hortas comunitárias. Os alunos serão instruídos sobre como montar e organizar seu minhocário, manejar corretamente caixas e acessórios e acompanhar e controlar as etapas de produção.

Segundo o diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Guardini, para o conhecimento e assimilação das técnicas utilizadas, a Prefeitura, o Samae e a Kurica Ambiental promoverão visitas de representantes das escolas e alunos às instalações do projeto matriz já em andamento na Kurica Ambiental. “A vermicompostagem em caixas plásticas é uma forma rápida, prática, higiênica e econômica de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para a agricultura ou jardinagem”.

(com informações da prefeitura de Ibiporã)