28°
Máx
17°
Min

Incêndio às margens da BR-376 mobiliza Bombeiros

Incêndio às margens da BR-376 mobiliza Bombeiros

Um incêndio ambiental de grandes proporções foi registrado na tarde de sábado (2) em Ponta Grossa. O fogo se arrastou rapidamente por uma área de vegetação às margens da BR-376, próximo à cervejaria Heineken.

Dois caminhões do Corpo de Bombeiros, do posto central e do posto Uvaranas foram deslocados ao local para combater o fogo.

Ocorrências

A ocorrência de geada, somada à queda das temperaturas e à falta de chuva, aumenta os riscos de incêndios em vegetações de áreas urbanas e rurais nessa época do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há 50 municípios no Paraná com índice crítico para incêndios florestais – última escala da classificação, que leva em conta fatores como temperatura, quantidade de chuvas nos últimos 15 dias, umidade relativa do ar e tipo de bioma na região, entre outros. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em 2016 foram atendidas 4.148 ocorrências de incêndios ambientais no Paraná, com seis vítimas. O mês com maior número de casos foi, de forma atípica, abril. Em 2015, foram registradas mais de 7 mil ocorrências de incêndio ambiental e, em 2014, 6,7 mil atendimentos. 

Historicamente, segundo o Corpo de Bombeiros, os meses de julho e agosto são os de maior incidência.

O IAP e a Polícia Ambiental lembram que provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização e o conhecimento de órgãos ambientais competentes é crime ambiental. O dono do terreno ou a pessoa responsável pelo manejo do fogo pode sofrer as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais e receber multas que variam de acordo com a área queimada.