24°
Máx
17°
Min

Incêndio atinge área adquirida para a ampliação do Aterro Sanitário

Fogo chegou perto da área de exposição de resíduos, o que causaria danos ambientais de maiores níveis (Foto: Assessoria) - Incêndio atinge área adquirida para a ampliação do Aterro Sanitário
Fogo chegou perto da área de exposição de resíduos, o que causaria danos ambientais de maiores níveis (Foto: Assessoria)

No domingo (31) um incêndio nas áreas da Prefeitura de Toledo próximas ao terreno de reflorestamento onde será realizada a ampliação do Aterro Sanitário de Toledo causou preocupação à Secretaria de Meio Ambiente (SMA). Cerca de 50 hectares foram queimados.

O fogo começou por volta das 13h e se espalhou rapidamente devido ao vento. De acordo com o engenheiro civil da Secretaria do Meio Ambiente e responsável técnico pelo Aterro Sanitário, Flávio Scherer, a vegetação rasteira e seca, devido às geadas dos últimos dias, também fez com que o incêndio se alastrasse mais rapidamente.

“Fomos comunicados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) sobre o ocorrido. Temos a suspeita que o ato foi causado propositalmente, pois havia a presença de pescadores e um acampamento às margens do Rio São Francisco. Fomos auxiliados pelo Corpo de Bombeiros, mas não havia muito o que fazer”, comentou o responsável técnico pelo Aterro.

Segundo Flávio, o fogo chegou próximo às células de exposição dos resíduos, onde contém gás metano. 

“Por muito pouco o fogo não atingiu o local. Isso faria com que o incêndio durasse por meses e causasse maiores prejuízos ambientais”. 

A pasta já tomou as medidas necessárias. A entrada de pessoas não autorizadas no local já é proibida para evitar que situações como esta. 

“Mesmo público, iremos isolar a área”, concluiu Flávio.

Colaboração: Assessoria de imprensa