22°
Máx
16°
Min

Influenza é tema de capacitação aos profissionais da saúde

Turma recebeu orientações sobre a doença (Foto: AMN) - Influenza é tema de capacitação na saúde
Turma recebeu orientações sobre a doença (Foto: AMN)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) realiza na tarde de hoje (29), o segundo encontro da Oficina de Influenza. A capacitação é destinada a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Além de apresentar o Protocolo Estadual da Influenza, a atividade também reforça as diferenças entre gripe e resfriado, e chama a atenção para as normas técnicas, especialmente da coleta de material da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A primeira turma da Oficina de Influenza se reuniu ontem no auditório da Vigilância em Saúde.

Dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica mostram que esse ano foram registradas 1.103 mortes por Influenza no Brasil. No Paraná, foram 116 óbitos. Em Foz do Iguaçu, foram confirmados 68 casos de gripe H1N1. Dezenove evoluíram para morte. “Um das características da Influenza é a febre súbita e intensa, que pode passar dos 39 graus. No resfriado, o aumento da temperatura é gradativo, mas nós já tivemos caso de gripe H1N1 em que a febre não era um sintoma marcante”, disse o enfermeiro Roberto Doldan.

A Oficina também reforça as normas técnicas, especialmente no registro da SRAG. “É fundamental que a coleta de material para exame seja feita da forma correta, inclusive no armazenamento até o envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen). “O preenchimento dos formulários também deve ser feito corretamente pois indica dados relevantes do paciente e demonstram como o atendimento foi prestado”, disse a enfermeira Adriana Izuka. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foi assunto durante a oficina.

Diferente da dengue, em que é possível combater o vetor da doença, na Influenza a prevenção é o melhor remédio. Especialistas recomendam evitar locais fechados com aglomeração de pessoas e fazer constantemente a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Colaboração: AMN