22°
Máx
14°
Min

Iniciativas ligadas a startups do sudoeste ganham reconhecimento nacional

(Foto: Divulgação) - Iniciativas ligadas a startups do sudoeste ganham destaque nacional
(Foto: Divulgação)

A comunidade do SudoValley, núcleo de startups da região, foi uma das dez mais votadas do Brasil no Cubo, aceleradora mantida pelo Itaú; a Opsocial participará do Desafio SETup, em São Paulo, como uma das dez startups mais inovadoras na criação de soluções para a indústria do entretenimento

O setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), na região sudoeste do Paraná, vem ganhando destaque nacionalmente já vai algum tempo. As mais novas menções aconteceram no mês de agosto, relacionadas às startups, empresas nascentes que apresentam grande potencial de crescimento. A comunidade do Núcleo de Startups do Sudoeste (SudoValley) terminou entre as dez mais votadas em promoção realizada em julho passado pelo Cubo, centro de empreendedorismo tecnológico criado pelo Itaú e pelo fundo de investimentos Redpoint para abrigar e apoiar as startups digitais brasileiras.

Inaugurado em setembro de 2015, em São Paulo, o Cubo vai personalizar as salas de reunião com os nomes das comunidades, entre elas a do SudoValley. Vale ressaltar que todas as outras comunidades são de capitais brasileiras - Açaí Valley (Belém -PA), CapiValley (Curitiba - PR), Cariocas (Rio de Janeiro - RJ), Jaraqui Valley (Manaus - AM),Jerimum Valley (Natal - RN), Manguezal (Recife - PE), San Pedro Valley (Belo Horizonte - MG) e Sururu Valley (Maceió - AL).

“O resultado gera mais credibilidade e fica mais visível a representatividade do SudoValley, de uma maneira orgânica e voluntária, que esse movimento originou. Ser visto pelo Cubo é a projeção de nossas startups diretamente para um grande centro”, comemora Fábio Machado de Almeida, coordenador do SudoValley.

Além do resultado da votação, a gerência do Cubo procedeu verificação detalhada do SudoValley, com entrevistas, análise das startups participantes e das ações realizadas pelo núcleo junto à comunidade.

Desafio SETup

Outro destaque da região sudoeste do Paraná é a OpSocial, de Pato Branco, que foi uma das dez startups selecionadas para participar do 4º Desafio SETup, que busca soluções para a indústria do entretenimento (produtoras audiovisuais, emissoras de rádio, televisão, cinema e novas mídias). O evento faz parte da maior feira de tecnologia na área de broadcast (transmissão) e novas mídias da América Latina, a SET EXPO 2016, e acontecerá de 30 de agosto a 1º de setembro, em São Paulo.

Samuel Krutsch Jr, diretor de produto da OpSocial, conta que a participação no Desafio SETup deve-se à aproximação com Edson Mackeenzie, curador do evento e também mentor do Circuito de Inovação promovido pelo Sebrae/PR na região Sudoeste. “O consultor do Sebrae/PR, Cesar Colini, e o coordenador do SudoValley, Fábio Machado de Almeida levaram Edson Mackeenzie para conhecer a OpSocial”, conta.

Para Samuel, o trabalho que o Sebrae/PR está desenvolvendo na região é transformador. “Acredito que os esforços estão gerando grandes oportunidades para as startups locais e consolidando um ecossistema muito forte e promissor. Apesar de toda a dificuldade logística, o Sebrae/PR e o SudoValley estão conseguindo conectar a região de forma exemplar ao universo das startups e também a grandes profissionais e mentores da área”.

A OpSocial também é gerida por Caroline Scopel (diretora de comunicação) e José Felipe Raber (diretor de tecnologia). A startup desenvolve soluções para monitoramento em redes sociais. Uma das soluções e que será apresentada no Desafio SETup é o Opsocial Audiences, específico para pesquisas no Facebook. A OpSocial é a primeira empresa da América Latina certificada pelo próprio Facebook para realizar os levantamentos.

Para o consultor do Sebrae/PR e gestor do projeto de Startups para a região Sudoeste, Cesar Colini, as conquistas demonstram que o trabalho tem alcançado os objetivos traçados. “Estamos conectando nossa região aos melhores atores e comunidades ligadas ao tema startups do Brasil. Muito nos orgulha ter a OpSocial, startup criada na nossa região com uma atuação inovadora e que vem conquistando seu espaço no mercado global”, pondera.

Cesar Colini diz ainda que a homenagem do Cubo ao Sudovalley é mais uma demonstração de que o ambiente está bem organizado e propício para o surgimento de novas empresas de sucesso. “O ecossistema está estruturado e vamos proporcionar o acesso das startups da região aos grandes centros. Agora, com a expressiva votação do SudoValley, estamos acertando parcerias com o Cubo”, completa o consultor do Sebrae/PR.

Colaboração Assessoria de Imprensa.