22°
Máx
17°
Min

InovaCidade premia municípios que aliam novidades tecnológicas com serviços à população

(Foto: Lucas Karas) - InovaCidade premia municípios que aliam novidades tecnológicas com serviços à população
(Foto: Lucas Karas)

Projetos inovadores que aliam novidades tecnológicas com serviços à população foram premiados com o troféu InovaCidade na noite desta terça-feira (29), em mais um dia do SmartCity Business, evento que está sendo realizado na ExpoUnimed Curitiba, que fica dentro da Universidade Positivo, no bairro Campo Comprido.

Para o presidente do Instituto Smart City Business e organizador do evento, Leopoldo de Albuquerque, a premiação tem a intenção de incentivar para que boas atitudes continuem surgindo.  “Sempre nos surpreendemos com os projetos que avaliamos. Neste evento, nós percebemos que o trabalho compartilhado entre a iniciativa privada o setor público pode dar muito certo.”

Para ele, a função mais importante da premiação é divulgar as ideias inovadoras para que outras cidades possam copiar a ideia. “Nós não precisamos reinventar a roda, podemos no inspirar nesses projetos que estão sendo apresentados e aplicarmos em nossas cidades. Afinal, copiar o que é bom, o que deu certo sempre dará bons frutos.”

Márcio Schiavo, presidente da Comunicarte e responsável pela premiação, reforça o discurso de Leopoldo. “Precisamos iluminar experiências positivas e mostrar que exceções podem virar regra. Mesmo um pequeno projeto pode trazer grandes mudanças na vida das pessoas.”

Segundo ele, as pessoas têm a noção cada vez maior que precisam cobrar os as prefeituras e os governos em relação aos serviços públicos das cidades e dos estados. “Estão surgindo várias tecnologias que possibilitam ao cidadão não apenas exercer os direitos, mas também avaliar os serviços que utiliza. A demora no posto, o ônibus que atrasou, a árvore que sumiu, tudo isso já é uma realidade, prefeitura já disponibilizam serviços em relação a isso.”

Um desses projetos que deu certo vem lá do nordeste, mais especificamente em Recife, Pernambuco. Lá, a prefeitura do município criou uma rede social chamada Transforma Recife. Nela, entidades filantrópicas e voluntários são cadastrados para criar uma rede entre as pessoas que precisam de algum tipo de ajuda com aqueles dispostos a ajudar.

“Já temos mais de 70 mil voluntários e 400 ONGs cadastradas no Transforma Recife. Além disso, já tivemos mais 400 mil horas de trabalho voluntário na cidade”, explicou o prefeito do município, Geraldo Julio (PSB). A iniciativa deu bastante certo e outras cidades tem copiado as ideias. “A prefeitura de Petrópolis e de Campinas implantaram um sistema semelhante e lá também está dando certo”, destacou.

O prefeito de Recife Geraldo Julio, durante entrevista para o Massa News. (Foto: Lucas Karas)

O prefeito parabenizou a população do Recife e ressaltou a importância do prêmio. “Parabenizamos os voluntários e as ONG que fizeram esse projeto dar certo. Além disso, ficamos muito felizes por ser reconhecido em um prêmio com tanta importância. Ser reconhecido por uma atitude inovadora que deu certo é uma alegria muito grande.”

O SmartCity Business continua nesta quarta-feira (30), último dia do evento. As palestras se iniciam às 9h e o fechamento deve acontecer às 18h. O evento reúne especialistas e líderes públicos e privados para compartilhar experiências e conhecimentos sobre ideias e inovações. O tema deste anos foram “Os desafios da transformação urbana sustentável”.