23°
Máx
12°
Min

Pinheiro no meio da rua chama atenção de moradores

(Foto: Divulgação/Claudio Cardoso de Oliveira) - Pinheiro no meio da rua chama atenção de moradores
(Foto: Divulgação/Claudio Cardoso de Oliveira)

“Tinha uma pedra no meio...”. Não, no caso, tinha um pinheiro no meio do caminho. A reportagem do Portal Massa News recebeu de um internauta uma imagem que chamou a atenção. A foto, é da Avenida Maringá, no Bairro Emiliano Perneta, em Pinhais. Segundo o internauta Claudio Cardoso de Oliveira, o local está passando por revitalização e em alguns pontos uma ‘terceira faixa’ está sendo implantada. 

“Eles fizeram um desvio na calçada, mas o pinheiro está na rua, a noite o risco de acidentes será grande ali”, comenta.

(Foto: Divulgação/Claudio Cardoso de Oliveira)

Diante da situação, entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pinhais, que explicou que na realidade, se trata de uma ciclofaixa e não de uma via para tráfego de veículo. Conforme a assessoria, o que ainda está confundindo as pessoas, é que a sinalização com pintura ainda não foi efetuada. “Ainda estamos na fase de reforço da massa asfáltica, mas assim que esta parte for concluída, a pintura será executada”, revelou o assessor.

Ele explicou também, que a ciclovia terá 2,5 metros de largura e que o pinheiro, não irá atrapalhar ou ficar no meio do caminho. Quando ao fato de que o asfalto colocado pode afetar a saúde da planta, a assessoria destacou que será feito um canteiro circulando o tronco da árvore.

“A Secretaria de Meio Ambiente já está em contato com a Secretaria de Obras e providenciando a quebra do asfalto e a construção de um canteiro, com terra preta para não prejudicar a Araucária”, relata. “Cortar a árvore não é uma opção, não queremos ir presos”, acrescenta.

Para cortar uma Araucária, pinheiro nativo do Paraná, é preciso autorização expressa do Instituto Ambiental do Paraná. Apesar disso, se autorizado, não constitui crime. O processo de liberação de corte, precisa seguir um rigoroso critério e somente em casos extremos a autorização é concedida.