22°
Máx
16°
Min

Inverno deste ano será “típico”, segundo Simepar

(Foto: Colaboração / Anderson Martins / Rádio rb2) - Inverno deste ano será “típico”, segundo Simepar
(Foto: Colaboração / Anderson Martins / Rádio rb2)

Os paranaenses podem se programar para um inverno bastante típico. O Instituto Tecnológico Simepar divulgou sua previsão para o inverno deste ano, que começa às 19h34 desta segunda-feira (20) e vai até às 11h21 de 22 de setembro. As projeções indicam um comportamento normal das temperaturas para esta época do ano, diferentemente do que foi registrado nos últimos anos.

Além disto, o Simepar prevê que o inverno sofrerá influência do La Niña, mas com baixa intensidade. O fenômeno climático tem como característica a diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico. Isto afeta os padrões de chuva e temperatura em todo o planeta.

Uma das consequências do La Niña é o inverno árido, com passagens rápidas de frentes frias na região Sul. As chuvas devem ficar acima da média na região leste do estado, enquanto a região oeste deve passar por estiagem.

O Simepar ainda alerta que, neste inverno, as massas de ar frio podem provocar geadas frequentes, especialmente entre o centro e o sul do estado. Já para a região norte a previsão indica um comportamento normal das geadas, com três a cinco eventos nesta estação.

Colaboração Simepar