24°
Máx
17°
Min

Irati oferece testes rápidos para detectar DSTs

Por mês, são realizados cerca de 200 testes nas unidades de saúde do município (Foto: Divulgação) - Irati oferece testes rápidos para detectar DSTs
Por mês, são realizados cerca de 200 testes nas unidades de saúde do município (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati realiza diariamente testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. A utilização dos testes rápidos permite diagnosticar alterações e o surgimento da doença, aumentando a agilidade da resposta aos pacientes, permitindo o encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.

Mensalmente, nas oito unidades básicas de saúde (UBS) em que o teste rápido é realizado, ocorrem entre 150 a 200 testes. Atualmente há 13 registros de pacientes com hepatite C no município, sendo que seis novos casos foram registrados nos últimos dois anos. A hepatite B registra nove casos, segundo o relatório da Secretaria de Saúde.

Os interessados em realizar os testes rápidos podem agendar nas UBS Adhemar Vieira de Araújo, Rio Bonito, Vila São João, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Guamirim, Gonçalves Júnior e Centro de Testagem e Aconselhamento. Cada local tem horário específico para a realização dos testes. A recomendação é para que os interessados liguem ou se dirijam aos postos para agendar, o que evitará espera. Após os testes são oferecidos brindes aos pacientes.

Colaboração Assessoria de Imprensa.