24°
Máx
17°
Min

Itaipu recebe família real da Dinamarca neste domingo (31)

Foto: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional - Itaipu recebe família real da Dinamarca
Foto: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional

Depois de 17 anos, a Itaipu Binacional recebe, pela segunda vez, a visita da família real da Dinamarca. A comitiva, formada por príncipes e princesas, será recebida no domingo (31), às 14h30, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), pela diretora financeira executiva, Margaret Groff.

A realeza estará hospedada num hotel localizado no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Em 1999, a família real já havia visitado a usina e plantado um pé de jatobá.

A expectativa é que a lista de visitantes ilustres na usina aumente ainda mais durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso porque outros chefes de Estado devem aproveitar a viagem ao País para conhecer Foz do Iguaçu, que abriga as Cataratas, um dos principais cartões postais do Brasil, e a maior usina hidrelétrica em produção de energia elétrica limpa e renovável do mundo.

Só para agosto já está confirmada a vinda da princesa da Tailândia e do presidente da Hungria. Foz do Iguaçu se consolida também como destino glamouroso.

Comitiva da Dinamarca

A comitiva dinamarquesa é formada pelo príncipe Joachim Holger Waldemar Christian, princesa Marie Agathe Odile, príncipe Nikolai William Alexander Frederik, príncipe Felix Henrik Valdemar Christian, príncipe Henrik Carl Joachim Alain, princesa Athena Marguerite Françoise Marie, coronel Soren Bo Bojesen e Mónica Maria da Silva Madureira.

Agenda

A família real se desloca às 14h para a usina. Na Itaipu, os príncipes e princesas serão recebidos pela diretora financeira. Depois do plantio de árvore, a comitiva fará a visita panorâmica, que inclui uma passada no Ecomuseu. O retorno para o hotel está previsto para as 17h.

Outras visitas ilustres internacionais

Habituada a receber reis, rainhas e celebridades, como a princesa Diana, Foz do Iguaçu é um roteiro de visitas ilustres, do Brasil e do exterior.

Entre eles está a princesa da Tailândia, Chulabhorn, que plantou um ipê-roxo, em 1992.  Em 1999, estiveram na usina a rainha Margrethe II Alexandrina Torhildur Ingrid, o príncipe Frederik, herdeiro do trono, e o príncipe Henrik, consorte da Dinamarca. Eles plantaram um pé de jatobá.

Em 12 de agosto de 2003, quem esteve em Foz do Iguaçu foi o cineasta Francis Ford Coppola. Em Itaipu, ele plantou uma muda da árvore pau brasil. Em maio de 2008, o diretor geral da Unido, Kandeh Yumkella, também deixou sua marca na usina, com o plantio de uma pitanga. 

E, para citar mais um exemplo, Itaipu recebeu em fevereiro de 2015 o secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, que também fez o plantio de uma árvore, no lado paraguaio da usina.

Fonte: Assessoria