24°
Máx
17°
Min

IV Semana Empresarial abre com público de quase mil pessoas em Pato Branco

(Foto: Divulgação) - IV Semana Empresarial abre com público de quase mil pessoas
(Foto: Divulgação)

‘Liberty and Innovation Marathon Brazil’ abriu a programação da IV Semana Empresarial de Pato Branco. Para um público de quase mil pessoas, foi a primeira vez que o Sudoeste do Paraná sediou um evento de porte internacional como este, disputado pelas maiores cidades do Brasil. Marcelo Quelho Filho, vice-presidente da FACIAP e presidente da FACIAP JOVEM, disse que o capítulo de Pato Branco foi o maior da série Liberty realizado no Paraná este ano. “Estou impressionado com a capacidade de organização de Pato Branco, o perfil do público que compareceu e a força da Associação Empresarial e Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco”, afirmou.

Mark Calabria, abriu a série de palestras da noite, falando sobre ‘A importância da responsabilidade fiscal para a riqueza das nações’. Com tradução simultânea, o público ouviu atento a visão do palestrante sobre o quadro atual no Brasil e mundo no âmbito das políticas econômicas, sociais, gestão púbica e suas influências na iniciativa privada. Mark bateu no sistema financeiro nacional afirmando que “a insegurança jurídica das relações negociais do Brasil impede a atração de mais recursos externos para investimentos e desmotivam o investidor nacional a dar crédito”. Mark não foi apenas crítico, mas também elogiou a reforma realizada em 2005 no Brasil, com a Lei da Falência, que segundo ele melhorou as condições dos credores nestes casos, assegurando uma recuperação mais célere dos créditos e haveres. “Sem segurança jurídica não há expansão da economia”, destacou.

A segunda palestra da noite esteve sob responsabilidade do jovem deputado federal Paulo E. Martins, que falou sobre ‘Uma agenda política para um Brasil desenvolvido’. Parlamentar paranaense no Congresso Nacional; atuou como jornalista e comentarista da Rede Massa e ex Diretor de Relações Institucionais do Instituto Libera, Paulo falou em linguagem simples e direta ao público, resgatando um pouco da história política recente do Brasil, a partir do impeachment de Fernando Collor e as diferenças com o momento atual. Paulo interagiu com o público e agradou por sua comunicação simples e direta.

Encerrando o ciclo de palestras da noite de abertura da IV Semana Empresarial de Pato Branco, Jason Kuznicki debateu sobre ‘A tecnologia e o fim do autoritarismo e do populismo’. Ele destacou o papel das mídias sociais, a interconectividade das pessoas no mundo moderno e sua influência direta na mudança de comportamento global.

Colaboração portal RBJ.