21°
Máx
17°
Min

Jogos dos Trabalhadores vão reunir mais 2 mil participantes

(Foto: Divulgação) - Jogos dos Trabalhadores vão reunir mais 2 mil participantes
(Foto: Divulgação)

Começa nesta terça-feira (10) a 33ª edição dos Jogos dos Trabalhadores em Pato Branco, no sudoeste do Paraná. A abertura oficial da competição aconteceu na última sexta-feira (6). Na ocasião, autoridades, atletas e comunidade participaram da cerimônia, que contou com acendimento da tocha e juramento do atleta. Nos próximos meses, 116 empresas, 85 equipes e aproximadamente 2.300 trabalhadores participarão de 19 modalidades esportivas. A programação promoverá saúde e a integração dos trabalhadores pato-branquenses através do esporte.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, afirmou que a competição visa o fortalecimento do esporte e da cooperação entre os participantes. “A atual administração incentiva o esporte e o lazer com o intuito de promover a ocupação dos espaços públicos pelas famílias, oferecendo qualidade de vida”, ressaltou o secretário.

Neste ano, os Jogos dos Trabalhadores possuem um simbolismo especial, pois Pato Branco está entre as cidades celebrações no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. “A chama Olímpica chegará a Pato Branco no dia 02 de julho, trazendo a celebração destes que são os primeiros Jogos Olímpicos realizados na América do Sul. Será um momento único na nossa história, que colocará a nossa cidade em evidência no cenário nacional”, destacou o secretário Paulo.

A atleta Mari Lúcia de Souza fez parte da abertura ao realizar o acendimento do fogo olímpico. Esta é a nona vez que ela participa dos Jogos dos Trabalhadores. Na sua trajetória no esporte, ela já participou diversas vezes do Brasileiro de Bolão, dos Jogos Abertos do Paraná e do Campeonato Paranaense de Bolão. Em 2014, foi campeã paranaense na modalidade.

Ela ressaltou a emoção em participar da cerimônia de abertura Jogos dos Trabalhadores. “Para mim este momento é muito emocionante, pois pratico esporte há 35 anos e acredito nele como representação da humildade, da força de vontade, do compartilhamento e da união”, salientou Mari Lúcia.

O juramento do atleta foi feito por Átila Fritzen, que se sentiu honrado ao ser convidado. “Acredito que incentivar o esporte amador é algo muito positivo, e isso está acontecendo em Pato Branco através do investimento em infraestruturas, que motiva as pessoas a praticarem atividades físicas”, explicou.

Júlio Cesar Lucchesi participará da modalidade de vôlei masculino e afirmou que os Jogos dos Trabalhadores possibilitarão integração entre profissionais de diferentes empresas. “A Prefeitura realiza um ótimo trabalho ao conseguir mobilizar diversos atletas que, independente de condição física e de categoria, amador ou profissional, participam da confraternização. Isso incentiva uma vida mais ativa, com a realização de atividades esportivas”, afirmou.  

A programação dos Jogos dos Trabalhadores inicia nesta terça, com duração prevista de 70 dias. Serão disputadas 19 modalidades, são elas: atletismo, basquete, bocha, bolão, boliche, caxeta, dominó, futebol, futebol sintético, futsal, handebol, sinuca, tênis, tênis de mesa, tranca, truco, voleibol, vôlei de areia e xadrez. Todas as modalidades possuem categoria masculina, feminina ou livre, exceto o futebol sintético e o futebol, categorias voltadas apenas para o sexo masculino.

Os Jogos acontecerão em diversos locais, em alguns ginásios do município e em outros espaços cedidos por parceiros, entre eles: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Clube Pinheiros, Grêmio Industrial Patobranquense e Associação dos Bolonistas do Sudoeste. Mais informações na Secretaria de Esporte e Lazer, pelo telefone (46) 3220-1582.

Colaboração Assessoria de Imprensa.