22°
Máx
17°
Min

Jogos Escolares do Paraná premiam os primeiros atletas

Jogos Escolares do Paraná premiam os primeiros atletas

Depois de três dias de disputas, os Jogos Escolares do Paraná encerraram a primeira fase do cronograma nesta segunda-feira (4), na cidade de Apucarana. Já são conhecidos os campeões de Ginástica Rítmica, Vôlei de Praia, Ciclismo e Tênis de Mesa, e, também, os classificados para as quartas de final das modalidades coletivas. Agora, a disputa prossegue com basquete, futsal, handebol e vôlei.

A Ginástica Rítmica foi a primeira modalidade encerrada, com destaque para as escolas da região Oeste do Estado. O melhor exemplo foi a disputa de maças, corda e individual geral, que levou ao pódio as ginastas Lucyellen Zanchettin, da Escola Estadual Victório Ambrozino, de Cascavel, Geane da Silva, da Escola Estadual Irmão Germano Rodhen, de Toledo, e Samara Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel.

Equipes do Oeste do Estado também dominaram o pódio do vôlei de praia. No feminino, a final coroou o trabalho de um professor idealista. A cidade de São José das Palmeiras, com pouco mais de quatro habitantes, tem um projeto coordenado por Devanil Costa. São cerca de 20 alunos que treinam todos os dias e representam a cidade e suas escolas nas competições oficiais.

A dupla Camila e Francine, que no ano passado foi vice-campeã, desta vez ficou com o ouro. Uma espécie de revanche contra Eduarda e Tainá, do Colégio Incomar/Toledo, que foram prata neste ano, mas haviam vencido a final em 2015.

Na disputa masculina, ouro para o Colégio Dom Bosco Ahu, de Curitiba, com Eduardo e Bruno. A prata foi para o Oeste, com Guilherme e Julio do Colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon.

Outro trabalho coroado foi o da Escola de Ciclismo de Arapongas, que garantiu duas vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares. Os representantes da cidade venceram quase todas as provas, com destaque para Júlia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, que faturou três ouros. Brehon Castagno Schneider, do Colégio Unidade Pólo, também se destacou e vai para João Pessoa representar o Paraná.

Os “Diamantes do Futuro” da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Ana Bonsere, do Colégio La Salle/Toledo, e Joom Shim, coreano naturalizado brasileiro no ano passado, e que representa o Colégio Ateneu, de Londrina, brilharam e ficaram com as medalhas de ouro da competição individual.

Novidade

A partir desta terça-feira (5) a novidade serão as provas do atletismo, modalidade com o maior número de atletas inscritos. São 617 estudantes competindo a partir das 9h na pista do Complexo Esportivo Lagoão. Eles buscam uma vaga para representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB), no mês de setembro.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual