20°
Máx
14°
Min

Jovens alistados participam de pré-seleção para nova turma de atiradores em Campo Mourão

782 jovens se cadastraram em Campo Mourão (Foto: Divulgação) - Jovens alistados participam de pré-seleção para turma de atiradores
782 jovens se cadastraram em Campo Mourão (Foto: Divulgação)

Os jovens alistados para o Serviço Militar em Campo Mourão passaram por um processo de seleção esta semana, na sede do Tiro de Guerra. Três militares do Exército de Curitiba estiveram na cidade para entrevistas, avaliações médicas e análise da situação social dos jovens.

O alistamento militar é obrigatório a todos os jovens do sexo masculino, no ano que completam 18 anos. Em Campo Mourão, 782 se cadastraram e alguns já foram dispensados na pré-seleção, realizada pelo próprio sistema. No dia 21, os que forem dispensados vão fazer o juramento à bandeira.

Os pré-selecionados passarão pela última etapa em janeiro, quando 100 serão escolhidos para a turma de atiradores de 2017, cujas atividades de instrução começam no mês de março. Quem é selecionado e não comparece é considerado insubmisso, ato que configura crime militar sujeito à pena de reclusão de seis meses a dois anos. 

Impedimentos

Quem não está em dia com as obrigações militares fica impedido de obter ou renovar passaporte, assumir cargo público, mesmo se aprovado em concursos, matricular-se no Ensino Superior; registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função, bem como recebimento de qualquer prêmio do governo federal, estadual ou municípios.

Colaboração Assessoria de Imprensa