24°
Máx
17°
Min

Juízes emitem carta de apoio a Sérgio Moro

(Foto: Divulgação) - Juízes emitem carta de apoio a Sérgio Moro
(Foto: Divulgação)

Os juízes de Maringá emitiram uma nota oficial na quinta-feira (17), em que manifestam apoio “irrestrito” ao trabalho do juiz federal Sérgio Moro à frente do julgamento da Operação Lava Jato. Eles declararam que, assim como o povo brasileiro, estão cansados de “tantos desmandos, dissimulações e conluios.”

Os magistrados ainda defenderam a conduta do juiz Sérgio Moro e afirmaram que seus despachos têm sido pautados na técnica jurídica. Moro tomou uma decisão polêmica esta semana ao tornar público o grampo telefônico do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, divulgando inclusive uma conversa dele com a presidente Dilma Rousseff (PT).

Alguns juristas acreditam que Moro foi inconstitucional, pois grampeou a presidente e ainda deu publicidade ao fato. Já outros defendem que a decisão foi legal, já que o grampo não era destinado a Dilma, mas a Lula, que não possuía foro privilegiado até então.

Por fim, os juízes de Maringá publicaram que Sérgio Moro é merecedor de aplausos.

Confira a íntegra da carta dos magistrados

“Os juízes de Direito de Maringá-PR vêm a público manifestar irrestrito apoio ao juiz federal Sérgio Moro pelo trabalho que vem realizando à frente da assim denominada Operação Lava Jato. Temos acompanhado, com bastante interesse, e assim como expressiva parcela da população brasileira, atônitos e cansados de tantos desmandos, dissimulações e conluios, cada desdobramento das investigações e ações judiciais delas derivadas, no ambiente e com a coisa pública, por investigados e acusados pela prática de fatos, em tese criminosos, jamais descobertos ou apurados tão a fundo na história deste país. O trabalho desenvolvido pelo colega Sergio Moro é irretocável, merecendo integral apoio, pois pautado em excepcional técnica jurídica, além de retidão, transparência e firmeza exigidos de todo magistrado. Trata-se, sem dúvida nenhuma, de magistrado vocacionado e empenhado em cumprir sua obrigação funcional, fazendo-o com competência e serenidade, no tempo e modo certos. O agir do valente magistrado tem contribuído para o fortalecimento do Poder Judiciário, e para o amadurecimento da sociedade quanto à realidade política do país, desafortunadamente permeada por interesses políticos e pessoais escusos. Qualquer ato que caracterize censura ao trabalho desse nobre magistrado nada mais é que tentativa desesperada , daqueles que foram ou possam vir a ser atingidos pelas investigações, de se furtar à aplicação da lei. O juiz Sergio Moro, maringaense de nascença, curitibano por profissão, é, acima de tudo, brasileiro da melhor estirpe, merecedor do aplauso, agradecimento e apoio de todos. Maringá, 17 de março de 2016”.