26°
Máx
19°
Min

Justiça aceita denúncia e torna réus 86 investigados na Operação Celeno em Paranavaí

Operação desbaratou maior esquema de contrabando aéreo já descoberto no Brasil (Foto: Polícia Federal) - Justiça aceita denúncia e torna réus 86 na Operação Celeno
Operação desbaratou maior esquema de contrabando aéreo já descoberto no Brasil (Foto: Polícia Federal)

A Justiça Federal acatou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal na Operação Celeno, deflagrada em Paranavaí. Agora, 86 pessoas são rés, acusadas de envolvimento no maior esquema de contrabando de anabolizantes e eletrônicos por via aérea já descoberto no país. Quatro núcleos criminosos movimentavam cerca de R$ 3 bilhões ao ano em mercadorias. 

A Operação Celeno foi deflagrada no dia 16 de junho para cumprimento de 138 mandados judiciais, sendo 28 de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 77 de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. A ação envolveu Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal. 

Os quatro grupos usavam helicópteros para buscar mercadorias em Salto Del Guairá, no Paraguai. Cada viagem era feita com 600 quilos de mercadorias, avaliadas em US$ 500 mil. Para um esquema tão ousado, os quatro núcleos criminosos trocavam informações sobre o monitoramento da polícia.

As 41 ações penais que correm na Justiça contabilizam 585 voos pelas quadrilhas, além de 112 automóveis e 11 helicópteros apreendidos. 

Colaboração MPF-PR