20°
Máx
14°
Min

Justiça condena Pitonho e mais 13 réus por tráfico de drogas

Foto: Divulgação - Justiça condena Pitonho e mais 13 réus por tráfico de drogas
Foto: Divulgação

A Vara Criminal de São Miguel do Iguaçu, no Oeste paranaense, condenou 14 réus pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo e lavagem de dinheiro. Entre os condenados está um vereador, preso desde setembro de 2015, quando era presidente da Câmara Municipal da cidade – Valdir da Silva, o Pitonho, recebeu pena de 13 anos e 3 meses de prisão, por associação para o tráfico de drogas e roubo.

Ajuizada pela Promotoria de Justiça de São Miguel do Iguaçu, a ação penal foi fruto de uma investigação de quase um ano, que identificou cinco grupos organizados para compra e venda de drogas na região, com bases em Foz do Iguaçu, Toledo, Palotina e Itaipulândia, além de São Miguel do Iguaçu. Dos 21 réus do processo, sete foram absolvidos.

Vários dos acusados estão presos desde 2015, em decorrência de ação conjunta do Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu, e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil.

A operação foi realizada em setembro passado e, além das prisões, resultou na apreensão de uma tonelada de maconha, cinco quilos de cocaína e dois quilos de haxixe.

A defesa do ex-presidente da casa de leis ainda não se manifestou sobre o caso.

Colaboração: Assessoria de imprensa