21°
Máx
17°
Min

Justiça determina afastamento do secretário municipal de Planejamento de Loanda

Mandado de busca foi cumprido na prefeitura de Loanda (Foto: Divulgação/Prefeitura de Loanda) - Justiça determina afastamento do secretário municipal de Planejamento
Mandado de busca foi cumprido na prefeitura de Loanda (Foto: Divulgação/Prefeitura de Loanda)

A Justiça determinou o afastamento do secretário municipal de Planejamento de Loanda (a 77 quilômetros de Paranavaí), Christian Begosso. Ele é acusado de improbidade administrativa, suspeito de direcionar o resultado de um processo licitatório.

Na liminar, o Juízo destaca que, nos argumentos apresentados pela Promotoria, “estão presentes situações concretas” para presumir que houve prática de ato de improbidade administrativa, e que o secretário “agiu de forma ardilosa, pois manteve contato prévio com a empresa vencedora do certame antes mesmo da publicação do edital de licitação. (…) Tal conduta, por si só, já macula todo procedimento licitatório”.

Além do afastamento liminar do secretário, a Justiça determinou a suspensão do contrato com a empresa investigada e o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na prefeitura. O Ministério Público recolheu papéis ligados à licitação assim como documentos eletrônicos, que devem ajudar na apuração.

Na assessoria de gabinete da prefeitura, a informação é que o município estuda o caso junto à assessoria jurídica antes de se manifestar. 

Colaboração MP-PR