22°
Máx
14°
Min

Justiça determina suspensão da Festa do Boiadeiro em Itaperuçu

(Foto: Luciano Medina/ PMPA) - Justiça determina suspensão da Festa do Boiadeiro em Itaperuçu
(Foto: Luciano Medina/ PMPA)

Marcada para começar na noite desta sexta-feira (5), a Festa do Peão de Boiadeiro de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, foi suspensa pela Vara da Fazenda Pública de Rio Branco do Sul (também na RMC). Irregularidades na preparação do evento, como falta de documentação, motivaram a suspensão.

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o evento não obteve alvarás ou licenças expedidas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, consideradas “indispensáveis para a realização de grandes eventos no Paraná, conforme a Lei Estadual 14.284/2004.”

Na programação, que seguiria até o próximo domingo (7), estavam previstos shows sertanejos, espetáculos pirotécnicos, passeios de helicóptero e provas de montaria. A ação que determinou a suspensão da festa reforçou que os requisitos mínimos solicitados são indispensáveis “à salvaguarda dos direitos fundamentais dos consumidores (potenciais expectadores do evento) à segurança e à preservação da vida e da saúde”.

A decisão determinou ainda que o local onde aconteceria o evento seja lacrado durante o fim de semana, com risco de pena de multa diária de R$ 500 mil.

Festa adiada

O proprietário da empresa Dovale Produções e Eventos, responsável pela festa, afirmou que o evento foi adiado para a próxima semana e vai acontecer entre os dias 12 e 14 de agosto. Anderson do Vale disse ainda que a falta de vistoria pelos Bombeiros motivou a mudança da data.

“Nossa estrutura não chegou a tempo para a vistoria dos Bombeiros, mas a questão da documentação com a prefeitura, da boiada, está toda correta. Por isso não teve como fazer a festa neste fim de semana e vamos fazer nos dias 12, 13 e 14 de agosto”, afirmou.

Colaboração Ministério Público do Paraná