20°
Máx
14°
Min

Justiça determina transferência de presos da cadeia pública em Umuarama

Cadeia abriga mais de 300 presos quando tem capacidade para 73 (Foto: Google Street View) - Justiça determina transferência de presos da cadeia pública
Cadeia abriga mais de 300 presos quando tem capacidade para 73 (Foto: Google Street View)

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Umuarama determinou que todos os presos, tanto provisórios quanto já condenados, que estejam há mais de 120 dias na cadeia pública do município sejam transferidos para unidades adequadas do sistema penitenciário. A decisão judicial veio para atender a um pedido feito pelo Ministério Público.

A 6ª Promotoria de Justiça inspecionou a cadeia pública e encontrou uma série de problemas que podem motivar rebeliões e facilitar fugas. Entre eles estão a superlotação (mais de 300 homens quando a capacidade é para 73), pouca ventilação e iluminação, fiação elétrica exposta, risco de incêndio, alagamento, falhas no sistema de descarga sanitária e corrosão em portas de celas.

A cadeia sequer possui o alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros. Em virtude da situação precária do espaço, a Justiça determinou a transferência dos detentos, o que deve ser cumprido dentro do prazo de 90 dias. A decisão é válida para todo detento que completar quatro meses no local. 

Colaboração MP-PR