27°
Máx
13°
Min

Justiça Eleitoral apresenta regras de campanha a representantes de partidos

Reunião envolveu representantes dos partidos e coligações que disputaram eleições municipais em outubro (Foto: Priscila Koteski / Rede Massa) - Justiça Eleitoral apresenta regras de campanha a coligações
Reunião envolveu representantes dos partidos e coligações que disputaram eleições municipais em outubro (Foto: Priscila Koteski / Rede Massa)

A Justiça Eleitoral determinou novas regras para as eleições municipais deste ano e, nesta quarta-feira (17), uma reunião no Fórum Eleitoral de Ponta Grossa debateu essas questões com representantes dos partidos e das coligações que disputarão o pleito no mês de outubro.

Entre as principais mudanças nas normas para as propagandas eleitorais neste ano está a proibição do uso de cavaletes, placas e anúncios pagos em redes sociais, além de uma série de outras alterações. “Basicamente, nós tivemos a redução do período eleitoral e da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV”, explica a juíza eleitoral Noeli Reback. “Uma novidade neste ano é que o programa em bloco será utilizado tanto no rádio quanto na TV somente para os candidatos a prefeito”, completa a juíza, acrescentando que a medida pode facilitar a compreensão do eleitor a respeito das propostas dos candidatos.

O candidato que não cumprir com as regras pode levar multa ou receber algum outro tipo de penalidade, dependendo da situação. O eleitor pode ajudar no trabalho de fiscalização por meio de denúncias. “O eleitor pode se socorrer da Justiça Eleitoral a qualquer hora, desde que tenha qualquer informação que possa lhe parecer excesso na propaganda eleitoral, nós teremos sempre boa vontade em atendê-lo”, completa Noeli.

Colaboração Priscila Koteski / Rede Massa.