22°
Máx
17°
Min

Laboratório municipal volta a atender rede básica

Foto: Assessoria de imprensa - Laboratório municipal volta a atender rede básica
Foto: Assessoria de imprensa

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que foi reativado na última quinta-feira, iniciou ontem (22) o atendimento a Atenção Básica, que concentra 29 postos de saúde.

Inicialmente, profissionais do município estão fazendo a coleta do material nas UBSs - Unidades Básicas de Saúde. O trabalho começou pela Vila Yolanda, na região Central.

A prioridade são gestantes, especialmente as que estão na primeira fase do pré-natal.

Os técnicos e auxiliares em laboratório estão coletando material para a realização de exames como hemograma, HIV, sífilis, glicemia, parcial de urina e toxoplasmose, entre outros, todos fundamentais no início da gravidez.

“São exames importantes para a gestante, mas também para o companheiro dela”, explicou a responsável técnica pela Atenção Básica, Rozineide Batista.

“O homem deve fazer o pré-natal junto com a esposa”, garantiu.

Na Vila Yolanda, a previsão é atender até o fim da tarde dessa terça-feira (23) cerca de 170 pacientes do distrito Central. Já no distrito Nordeste, o ponto de coleta de material para exame será a UBS São João, e os procedimentos serão realizados nos dias 24, 25 e 26 de agosto.

Na próxima semana, a coleta será feita no Profilurb II (dias 29, 30, 31 de agosto e 1º e 2 de setembro). Depois, segue na AKLP (5, 6 e 8 de setembro) e no Morumbi III (12, 13, 14, 15 e 16 de setembro).

O Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu foi reativado depois de três anos de terceirização dos serviços. Com o fim do contrato com a empresa que atendia a demanda, a nova gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) decidiu retomar o trabalho.

“Fizemos um termo de cooperação com a Uniamérica, que adquiriu os equipamentos em regime de comodato e também poderá suprir a falta de recursos humanos da prefeitura, se houver”, explicou a secretária Alice Maria Macedo da Silva.

O laboratório iniciou as atividades na semana passada, atendendo prioritariamente ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck e unidades de Urgência e Emergência (UPA João Samek e PA do Morumbi).

O município já tinha no quadro de servidores nove biomédicos, cinco auxiliares e dois técnicos de laboratório, que já estão atuando no atendimento do laboratório municipal.

Colaboração: Assessoria de imprensa