23°
Máx
12°
Min

Ladrões arrombam posto de saúde e furtam até cadeira de rodas em Apucarana

UBS teve computadores furtados e faz cadastros manuais (Foto: Prefeitura de Apucarana) - Ladrões arrombam posto de saúde e furtam até cadeira de rodas
UBS teve computadores furtados e faz cadastros manuais (Foto: Prefeitura de Apucarana)

Funcionários de um posto de saúde de Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá) chegaram para trabalhar nesta sexta-feira (15) e tomaram um susto. A porta principal estava arrombada e diversos objetos foram furtados, prejudicando o atendimento à comunidade.

O crime foi registrado na unidade básica de saúde Takaiti Miyadi, localizada no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. Os criminosos levaram até uma cadeira de rodas usada por pacientes com dificuldades de locomoção. Ela possivelmente foi usada para ajudar no transporte dos demais objetos.

A direção da UBS registrou a falta de três computadores completos, onde estavam os dados dos pacientes e eram feitos os cadastros, além de um monitor e um estojo de termômetro fotossensível. Os serviços de emissão do Cartão SUS e cadastramento de novos pacientes estão prejudicados. Os atendentes foram orientados a fazer a ficha manual dos que procuram o posto.

O vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, pede à comunidade que faça denúncias sobre os autores do crime. Basta ligar para 190 ou 0800 643 1161. “Temos uma população de 15 mil pessoas atendidas pela unidade e este arrombamento prejudica a todos, pois alguns serviços essenciais terão que ser realizados de forma manual, atrasando o atendimento”, relatou.

Segundo arrombamento

Em abril deste ano, outro posto foi alvo de ladrões. Bandidos invadiram a unidade Bolivar Padrão, furtaram três computadores e ainda desligaram a energia elétrica do prédio, o que ocasionou a perda de 400 vacinas para H1N1, além de outros medicamentos.

Colaboração Prefeitura Municipal de Apucarana