23°
Máx
12°
Min

Lideranças do setor rural dos Campos Gerais cumprem agenda em Curitiba

Foram discutidas questões sobre a realização de eventos na região e para a instalação da nova cooperativa dos Campos Gerais (Foto: Divulgação) - Lideranças do setor rural dos Campos Gerais cumprem agenda em Curitiba
Foram discutidas questões sobre a realização de eventos na região e para a instalação da nova cooperativa dos Campos Gerais (Foto: Divulgação)

Nesta semana, lideranças do setor rural de Ponta Grossa estiveram na capital para participar de compromissos junto ao Calendário Oficial de Exposições e Feiras Agropecuária do Estado do Paraná (Comexpa), a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A primeira reunião aconteceu no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com os representantes do Comexpa. Estiveram presentes Izaltino Cordeiro dos Santos, Coordenador de Produção Animal da Fazenda Escola da UEPG; Roberto Cunha Nascimento e Edilson Gorte, ambos da Sociedade Rural dos Campos Gerais e o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira.

A reunião foi presidida pelo Secretário Estadual da SEAB, Norberto Ortigara, que abordou temas referentes aos calendários e cadastros das feiras no Paraná, ocasião em que foi calendarizado a 39ª Efapi, a 40ª Fenovinos e o 3º Encontro Mercadológico da Carne.

Durante o encontro também foi realizada a votação para a nova diretoria do Comexpa. O novo presidente eleito é Ivonei Afonso Vieira, e o vice Roberto Cunha Nascimento, da Sociedade Rural dos Campos Gerais. Também participaram desta reunião representantes de sociedades rurais de Paranavaí, Cascavel, Londrina e Umuarama.

Na Seab, o grupo também foi recebido por Ortigara, e participaram da reunião José Sebastião Fagundes da Cunha, do Cescage Genética; o deputado estadual Plauto Miró e o Secretário de Estado da Comunicação, Márcio Vilela. Foi apresentado ao governo do Estado a criação da Cooperativa de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais (Coopegera) e solicitado apoio na infraestrutura para funcionamento da organização. Cunha fez uma explanação informando os objetivos da Coopegera criada em Ponta Grossa, e salientou a importância da cooperativa de carne que terá a capacidade de envolver todos os segmentos da cadeia.

Ainda na Seab, foi apresentada a solicitação do imóvel da antiga unidade da Codapar, na região industrial de Ponta Grossa, para que seja repassada ao município e desta forma seja cedido para cooperativa fazer as instalações de todos os segmentos da cadeia: abatedouro, processamento da carne, distribuição e fábrica de ração. Ortigara informou que as instalações foram colocadas à venda para cumprir normas acordadas em sua pasta, mas que levará a proposta ao governador.

O último compromisso foi no BRDE, onde o grupo se encontrou com o presidente, Orlando Pessutti e foram reforçadas as informações sobre a Coopegera e a realização dos eventos Efapi, Conaitec, Fenovinos e o Encontro Mercadológico da carne na Princesa dos Campos. Pessuti recomendou a participação e envolvimento da Emater e Seab, além de prometer apoio em todos as atividades apresentadas, “não só estaremos apoiando como também estaremos participando presencialmente, gosto de Ponta Grossa e tenho muitos amigos lá, e na condição de representante do BRDE, estamos cumprindo nosso papel de apoio ao agronegócio”, finalizou.

Colaboração Assessoria de Imprensa.