27°
Máx
13°
Min

Londrina confirma 4,1 mil casos de dengue

(foto: Divulgação) - Londrina confirma 4,1 mil casos de dengue
(foto: Divulgação)

A secretaria municipal de Saúde de Londrina divulgou o boletim semanal com dados atualizados sobre os casos de dengue na cidade.

Desde janeiro, foram registradas 13.160 notificações, das quais 4.145 foram confirmadas. Outros 6.192 casos foram descartados e 2.823 ainda estão em andamento, aguardando resultados de exames de laboratórios.

Lira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Endemias, encerra nesta sexta-feira (5) os trabalhos de campo do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. Devem ser vistoriados, até o final das pesquisas, uma quantidade estipulada entre nove e dez mil imóveis da área urbana, abrangendo 183 localidades de todas as regiões do Município.

Segundo o assistente técnico do setor de Endemias da SMS, Elson Belisário, os serviços de campo do 3º LIRAa, iniciados na última segunda-feira (1), contam com 275 agentes de endemias, sendo 229 designados para a realização das visitas de pesquisa nos imóveis, e outros 46 atuando na supervisão e acompanhamento dos dados. “Após o encerramento das atividades de campo, será realizada, a partir da próxima semana, a leitura de amostras em laboratório para verificar a presença de larvas do mosquito”, informou.

Durante os trabalhos do LIRAa, os agentes de endemias envolvidos coletam amostras de água parada para verificar se há larvas do mosquito Aedes aegypti, além de eliminar os focos deste vetor e orientar os moradores a respeito das formas de prevenção e descarte adequado de lixos e materiais que possam vir a ser criadouros de dengue. Os locais de visitação da pesquisa são escolhidos por meio de um sorteio realizado através de um processamento feito pelo sistema de informação do Ministério da Saúde.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura)