22°
Máx
17°
Min

Londrina confirma 519 novos casos de dengue em uma semana

(foto: Venilton Küchler/SESA) - Londrina confirma 519 novos casos de dengue em uma semana
(foto: Venilton Küchler/SESA)

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou nesta quinta-feira (5) o boletim semanal com registro de casos de dengue na cidade. 

O município chegou 3.139 casos de dengue no ano, sendo 519 confirmados apenas na última semana.

Das 11.022 notificações relacionadas à doença, 2.277 foram descartadas e outras 5.546 aguardam os resultados de exames de laboratório.

Ações

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Controle de Endemias, realiza, na próxima segunda-feira (9), das 9 às 12 horas, a iniciativa “Todos na Ação Aedes Aegypti Não!”. Será no Conjunto Santiago, região oeste de Londrina, na Rua Figueira, no semáforo entre as ruas José Boreli e avenida Aracy Soares. O objetivo é envolver a comunidade local sobre os cuidados permanentes contra o Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, febre chikungunya e zíka vírus.

Segundo a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, os motoristas serão abordados no semáforo para receberem orientações. Também serão montadas duas barracas, em frente ao Centro de Formação Cidadã (CFC), para exposição de maquete, do quintal certo e do errado, larvário com as fases de desenvolvimento do mosquito, e exemplos de lixos, que podem acumular água, servindo de criadouros para o mosquito.

“A UBS Santiago também montará um espaço, em parceria com médicos residentes do Hospital Universitário de Londrina, para prestar orientações às mulheres grávidas sobre microcefalia”, contou Lucimara. Segundo ela, os moradores das residências do entorno do CFC também serão orientados sobre a armazenagem correta de lixos e resíduos, descarte de lixos, entre outras informações, para que contribuam na diminuição da proliferação do mosquito.

A ação também conta com parceria do projeto Viva a Vida do Jardim Leonor, que levará estudantes para participar do ato, Centro Regional de Assistência Social (CRAS) da região oeste, Sindicato Nacional dos Aposentados, Tiro de Guerra, Representante do Jardim Leonor e CFC.

Nesta sexta-feira (6), das 8 às 12 horas, a Endemias realiza uma palestra e exposição sobre o Aedes aegypti para alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Serão expostos a maquete, do quintal certo e do errado, larvário, com as fases de desenvolvimento do mosquito, e exemplos de lixos, simbolizando os criadouros.

No sábado (7), das 9 às 12 horas, a coordenação de Controle de Endemias estará presente no Ato Público contra o Lúpus, no calçadão de Londrina, na avenida Paraná. Os agentes de Endemias irão orientar a população sobre as doenças provocadas pelo Aedes aegypti e outras endemias. A ação é realizada pelas secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Saúde, Conselho Regional de Farmácia e Associação É Hora de Viver de Londrina.

O setor também estará presente na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada de 9 a 13 de maio, das 8 às 14 horas, no Cismepar. Haverá exposição de maquete, larvário, mostruários dos caramujos africano e da esquistossomose, bicho barbeiro, exemplos de lixos, simbolizando os criadouros, e distribuição de panfletos e cartazes com orientações.

(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)