24°
Máx
17°
Min

Londrina deve ganhar novo cemitério público em dois anos

(foto: Pixabay) - Londrina deve ganhar novo cemitério público em dois anos
(foto: Pixabay)

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) definiu o terreno para instalação de um novo cemitério público na cidade. A área de 48,5 mil metros quadrados fica na avenida Saul Elkind, zona norte, sentido Ibiporã.

Segundo a superintendente do órgão, Sônia Gimenez, o terreno custou R$ 2 milhões, pagos pela prefeitura. A ideia é construir um cemitério em dois padrões: além dos tradicionais jazigos acima do solo, estão previstas vagas verticais, no estilo de jardim.

As 19,5 mil vagas a serem disponibilizadas no local darão um fôlego de 18 anos ao serviço, que enfrenta escassez de jazigos nos cinco cemitérios públicos existentes na cidade.

A expectativa da Acesf é de que o novo cemitério esteja disponível para uso em um prazo de dois anos. “Agora vão ser feitas as licenças exigidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o estudo do plano ambiental que precisa ser acatado. Toda esta tramitação deve demorar cerca de um ano, somado a mais um ano para a construção por etapas. Enquanto isso, vamos trabalhar em paralelo com a ampliação do João XXIII e do Padre Anchieta para abertura de novas vagas”, afirma Gimenez.

O último cemitério público inaugurado em Londrina foi o São Paulo, na avenida do Café, fundado em 1989. A cidade tem cerca de 32 mil sepulturas nos cinco cemitérios da cidade.