28°
Máx
17°
Min

Londrina sedia reunião latinoamericana sobre microrganismos na agricultura

A XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia (Relar) será realizada de 06 a 09 de junho, no Hotel Sumatra, em Londrina (PR). A promoção é da Associação Latinomaericana de Rizobiologia (Alar), com realização da Embrapa Soja e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Na segunda-feira, dia 6, das 8h45 às 12h, haverá a sessão sobre Biodiversidade e Taxonomia. Nesta sessão, serão proferidas cinco palestras que irão expor estudos de biodiversidade realizados no México, no Brasil, no Peru, na Austrália e nos Estados Unidos. Um dos destaques nessa sessão será a palestra "Explorando simbioses tolerantes a estresses ambientais", proferida pelo professor Graham O´Hara, da Universidade de Murdoch, na Austrália.

O palestrante irá mostrar algumas estratégias utilizadas na Austrália para permitir o cultivo de leguminosas e forrageiras em condições de estresse, incluindo temperaturas elevadas, deficiências hídricas, solos ácidos e alcalinos. "Essas estratégias incluem principalmente a identificação de germoplasma adequado, tanto de plantas, quanto de microrganismos associados a essas plantas", explica a pesquisadora da Embrapa Soja Mariangela Hungria, presidente da Relar. Outra estratégia, segundo ela, consiste no estudo de genomas de microrganismos e de plantas que apresentam tolerância a estresses, visando o desenvolvimento de germoplasma transgênico e tolerante. O Brasil é reconhecido por abrigar uma das maiores biodiversidades do mundo. Mariangela reforça, contudo, que essa biodiversidade precisa ser estudada para ser conhecida, preservada e explorada de um modo sustentável.

Também na segunda-feira, das 13h30 às 17h, haverá a sessão Ciências "Ômicas". Nesta sessão serão apresentados os resultados de estudos de genômica obtidos com plantas e microrganismos por especialistas da Argentina, Chile, Espanha, Uruguai e México. Um dos destaques nessa sessão será para a palestra "Quanto avançamos no conhecimento sobre a regulação dos genes nodD?", proferida pelo professor Manuel Megías, da Universidade de Sevilha, na Espanha. O gene nodD atua na coordenação de alguns genes das bactérias que, em associação com diversas leguminosas, realizam a fixação biológica do nitrogênio.

Segundo Mariangela Hungria, por meio de estudos de genômica, o grupo da Universidade de Sevilha, em colaboração com os microbiologistas da Embrapa Soja, conseguiram manipular os genes nodD em uma estirpe de rizóbio que faz a nodulação do feijoeiro. "O conhecimento sobre como ocorre a nodulação foi esclarecido abrindo portas para uma série de inovações tecnológicas", diz. "Em um primeiro passo, foi desenvolvido um produto biotecnológico que permite maior nodulação das plantas e que, inclusive, já vem sendo comercializado no Brasil com sucesso", destaca.

Sessão Pôster  

Na sessão de pôsteres, das 17h às 19 h, serão apresentados 54 pôsteres sobre esses dois temas, com participantes de diversos países.

Temática 

O tema escolhido para a XXVII Relar é "Fortalecendo as Parcerias Sul-Sul", considerando-se como Sul-Sul não só as parcerias dentro da América Latina e Caribe, como também as que vêm sendo estabelecidas entre países esses países e a África e Oceania. "A escolha do tema foi definida pela identificação de que as parcerias Sul-Sul podem ser muito mais eficientes no tema de microrganismos destinados à agricultura do que as parcerias Norte-Sul", explica a presidente do evento, Mariangela Hungria.

Com base no tema escolhido, o programa da XXVII Relar contará com 40 palestras, de palestrantes de 14 países da América do Sul, Central, Europa, África e Austrália. O programa inclui nomes da ciência básica e aplicada, com representantes dos setores públicos e privados.

Lançamento de livro

Também será feito o lançamento oficial do livro de metodologias, "Working with Rhizobia", ou seja, "Trabalhando com Rizóbios". A publicação detalha as principais metodologias para permitir a qualquer cientista no mundo desenvolver trabalhos com bactérias fixadoras do nitrogênio. O livro conta com ampla participação de pesquisadores brasileiros, sendo bastante expressiva a contribuição da Embrapa Soja.

Relare 

A XVIII Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare) será realizada nos dias 09 e 10 de junho, no Hotel Sumatra, em Londrina (PR) com participação de representantes de instituições de pesquisa, das indústrias de inoculantes - em sua maioria congregadas na Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) - e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Informações no site do evento: http://www.relar2016.com/pt/

Serviço

Evento 1 : XXVII Reunião Latinoamericana de Rizobiologia (Relar)
 Data: 06 a 09 de junho
 Local: Hotel Sumatra, em Londrina (PR).

Evento 2: XVIII Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare)
 Data: 9 e 10 de junho
 Local: Hotel Sumatra, em Londrina (PR).