22°
Máx
14°
Min

Mãe acusa médico e UPA de negligência por morte de bebê de seis meses

Foto: Cris Neres - Mãe acusa médico e UPA de negligência por morte de bebê
Foto: Cris Neres

O caso do bebê de seis meses que morreu nesta quinta-feira (1º), no Jardim Dourados, em Foz do Iguaçu ganhou um novo capítulo. A mãe afirma que o filho morreu por negligência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do médico que presta atendimento no local.  

À reportagem, a mãe mudou a versão contada ontem e disse que ouviu o choro do menino pela primeira vez às 5 h da madrugada. Quatro horas mais tarde, quando acordou, viu a criança no berço com a cabeça e mãos geladas. Ela disse que pediu socorro às vizinhas e, enquanto uma tentava acalmá-la, outra ligava para o Siate.

De acordo com a família, a criança já vinha apresentando problemas de saúde desde a última terça-feira (30). Ela estaria com um forte resfriado e se alimentava com dificuldade. Os pais procuraram a UPA na quarta-feira (31) à noite e o médico teria receitado quatro medicamentos. Durante o atendimento, ele teria dito que o bebê não precisa de internamento. A mulher acredita que o efeito de um dos medicamentos pode ter contribuído para a morte e que houve negligência.

Em contrapartida, o Siate informou ontem que o menino morreu afogado com leite materno. Ele foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital, dentro da ambulância. O Instituto Médico Legal (IML) ainda não emitiu o laudo da causa da morte.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) informou que o caso pode ser investigado, desde a mãe formalize a denúncia junto ao órgão.  A partir de então, uma sindicância será aberta para apuração dos fatos.

Se houver comprovação de culpa do médico, a pena pode variar desde uma advertência à perda do exercício da profissão. Em Foz, a sede do órgão fica na Almirante Barroso, 1.293, sala 604. O telefone é (45) 3572-4770.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está apurando os fatos e vai se posicionar no período da tarde.

Colaboração: Cris Neres e Luciana Barcellos/Rede Massa.