Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Mais de 200 pessoas passam por mutirão da Catarata no Hospital Municipal

Mais de 200 pessoas passaram pelo mutirão da Catarata, em Foz do Iguaçu, nesse fim de semana. A fila era grande no Hospital Municipal, mas o procedimento bastante rápido e eficaz.

Esta é a segunda vez que o hospital realiza os procedimentos. No primeiro mutirão, nos dias 11 e 12 de junho, 179 pacientes passaram pela cirurgia.

A Catarata é uma doença que pode evoluir para uma cegueira total. Ela é caracterizada pela opacidade do cristalino, a lente natural do globo ocular. A capacidade da pessoa focalizar é diminuída progressivamente com o passar do tempo, diminuindo a visão.

Antes da cirurgia os pacientes passaram por uma avaliação. Maria Helena, há 30 anos não enxergava bem e foi uma das contempladas com o procedimento.

Há 30 anos ela esperava para voltar a enxergar (Foto: Márcio Falcão)Há 30 anos ela esperava para voltar a enxergar (Foto: Márcio Falcão) 

“A maior esperança que eu tinha era voltar a enxergar bem para ver meus netos, bisnetos e os futuros tataranetos”, disse a mulher de 72 anos.

O mutirão é possível graças a uma parceria do Hospital Municipal, 9ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Depois de passarem pelo procedimento, os pacientes receberam as orientações do médico e devem voltar para uma reconsulta em 30 dias.

Colaboração: Márcio Falcão / Rede Massa