26°
Máx
19°
Min

Mais de 31 mil alunos voltam às aulas na rede municipal em Ponta Grossa

Em 97 escolas, o ensino é em tempo integral para 18 mil alunos (Foto: Divulgação / Prefeitura) - Mais de 31 mil alunos voltam às aulas na rede municipal
Em 97 escolas, o ensino é em tempo integral para 18 mil alunos (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Para mais de 31 mil alunos, a segunda-feira (15) foi dia de arrumar a mochila e voltar para a escola. Depois das férias e fim de ano, as salas de aula de 140 unidades de ensino, entre escola e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ficaram lotadas. Do total, 97 instituições oferecem ensino em tempo integral, abrangendo 18,4 mil estudantes.

O período integral tem uma carga horária de 7 horas e é dividido em duas etapas. Durante a manhã algumas turmas cursam as matérias curriculares como matemática e português. No outro período tem aulas artísticas, leitura de livros e contação de histórias, informática, entre outras atividades. As crianças recebem ainda acompanhamento pedagógico, uma atenção especial para cada aluno onde o professor identifica suas dificuldades e explica novamente o conteúdo.

A secretária municipal de Educação, Esméria de Lourdes Saveli, explica que o ensino em tempo integral tem algumas especificidades que só podem ser atendidas com formação dos professores e estrutura das escolas. “O tempo integral não é um contraturno social, mas sim a ampliação do tempo escolar. Assim são oferecidas atividades educativas em um currículo expandido aumentando a permanência na escola e a oferta de conhecimento”, conta a professora.

Obras atrasadas

Apesar de um grande número de estudantes ter retornado às salas de aula, cerca de 400 alunos terão as ‘férias’ prolongadas. Isso porque o atraso das obras de readequação de três escolas municipais impediram que os alunos voltassem. Os serviços ainda são realizados nas escolas municipais Vereador Orival Carneiro Martins, em Olarias, Plauto Miró Guimarães, no 31 de Março, e João Maria da Cruz, na Vila Vicentina. Nesses locais, as aulas voltam apenas em 29 de fevereiro e a reposição será feita com o acréscimo de meia hora por dia.

Colaboração Assessoria de Imprensa.