27°
Máx
13°
Min

Mais de mil pessoas já se imunizaram com a vacina da dengue

Foto: Assessoria - Mais de mil pessoas já se imunizaram contra a dengue
Foto: Assessoria

O município de Foz do Iguaçu, junto com outras 29 cidades do Paraná, iniciou no sábado (13) a Campanha de Vacinação Contra a Dengue. No primeiro dia, 1,8 mil moradores receberam a primeira das três doses da medicação.

A imunização, inédita nas Américas, é mais uma ferramenta de combate à epidemia. Somente em 2016, a doença foi confirmada em 6,5 mil moradores da fronteira, e 14 pessoas morreram.

A vacina pretende dificultar a transmissão do vírus, reduzindo em até 80% as internações hospitalares. A campanha é destinada a pessoas com idade entre 15 e 27 anos, que respondem por um terço do total de casos do estado.

A veterinária Danielle Jara, que está no limite máximo da idade para receber a imunização, foi uma das primeiras a procurar uma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a primeira dose.

"É mais um esforço na prevenção da doença, mas não podemos descuidar da limpeza dos quintais", disse.

De fato, a fiscalização das residências e empresas deve ser um trabalho constante.

"É importante lembrarmos que a vacina protege contra a dengue, mas o mosquito Aedes aegipyi transmite outras doenças, como o vírus zika e a chikungunya. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser um compromisso ininterrupto de toda a sociedade", alertou a superintendente da Vigilância em Saúde do Paraná, Cleide Aparecida de Oliveira.

A estudante Aline Onório, de 20 anos, acompanhou de perto dois casos de dengue na família esse ano: o pai e o irmão. Ela buscou a imunização já no primeiro dia de campanha.

"A vacina dá mais segurança para a gente, mas lá em casa nós não descuidamos do quintal, eliminando água parada e recolhendo o lixo", disse.

A maior parte dos moradores que procuraram os postos municipais fez o pré-cadastro na página da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na internet, agilizando o atendimento.

"Foi rápido, não enfrentei fila e já saí imunizado", disse o estudante Paulo Rípoli, de 24 anos.

A irmã dele, Vitória, de 17 anos, também garantiu a vacina logo cedo. Para acessar o pré-cadastro, basta entrar no site vacinadengue.saude.pr.gov.br.

A Campanha de Vacinação contra a Dengue foi lançada oficialmente na UBS Vila Yolanda, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais.

"Esse é um momento histórico para a saúde pública do Brasil", afirmou a prefeita interina, Ivone Barofaldi.

A cerimônia e o início da vacinação também foram observados pelo representante do laboratório Sanofi Pasteur, responsável pela produção da vacina.

"O medicamento foi testado em mais de 40 mil pessoas em 10 países, e ainda passou pela análise de 25 centros de estudos no planeta, garantindo segurança e eficácia", disse o gerente regional, Marcio Ávila.

A vacinação vai até o dia 3 de setembro. Em Foz, serão 60 mil doses. A contraindicação é para gestantes, lactantes (que estão amamentando), pessoas com febre e imunodeprimidos (com baixa imunidade), como os portadores de HIV, por exemplo.

"Todas as pessoas que estão na faixa etária de 15 a 27 anos devem procurar a unidade de saúde mais perto da sua casa para receber a primeira dose, mas é imprescindível apresentar um documento pessoal com foto e comprovante de residência", advertiu a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Angela Gonzalez.

A imunização será feita em três fases. Depois da primeira dose, são necessárias mais duas com intervalo de seis meses entre elas. A previsão é que a campanha seja realizada novamente em fevereiro e agosto de 2017.

Colaboração: Assessoria de imprensa