26°
Máx
19°
Min

Mais um colégio de Apucarana é ocupado por estudantes que protestam contra reforma do Ensino Médio

Movimento se espalha rapidamente pelo Paraná (Foto: Divulgação) - Mais um colégio é ocupado por estudantes que protestam contra reforma
Movimento se espalha rapidamente pelo Paraná (Foto: Divulgação)

Mais um colégio de Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá) foi ocupado por alunos que protestam contra a reforma do Ensino Médio, instituída por uma medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer (PMDB). Desta vez é o Colégio Estadual Professor Godoma Belivacqua de Oliveira, localizado na Vila Reis.

Os alunos tomaram o local na segunda (10) e impediram as aulas nesta terça-feira (11). No Colégio Nilo Cairo, o maior da cidade, que foi ocupado na manhã de segunda-feira, a mobilização continua.

Os estudantes querem que a medida provisória seja discutida com eles, professores e diretores das escolas, pois acreditam que a iniciativa é antidemocrática, já que foi tomada sem uma discussão prévia com a sociedade civil.

Segundo o último balanço divulgado pelo movimento Ocupa Paraná, são 118 escolas ocupadas no estado. Em Maringá, a mobilização ocorre nos colégios estaduais Brasílio Itiberê e Tânia Varella, com o fim da ocupação no Tomaz Edison. Já em Mandaguaçu, os estudantes estão no Parigot de Souza.