22°
Máx
16°
Min

Mais uma assembleia aprova indicativo de greve para motoristas e cobradores

(Foto: Arquivo / Sindimoc) - Mais uma assembleia aprova indicativo de greve para motoristas e cobradores
(Foto: Arquivo / Sindimoc)

Motoristas e cobradores da Viação São José dos Pinhais aprovaram por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (18), o indicativo de greve dos trabalhadores. Outras duas assembleias semelhantes foram realizadas nesta terça-feira nas empresas Viação Sorriso e Viação Redentor. Outra assembleia está programada para a tarde de hoje, na Viação Glória.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), até o momento, cerca de 3,3 mil trabalhadores aprovaram o indicativo de greve como parte da mobilização contra a cobrança de multas. Caso mais assembleias apontem para a paralisação, esta deve acontecer em 72 horas após a aprovação do indicativo.

A entidade laboral informa que um acordo firmado em 2011 substituiu a cobrança de multas por medidas saneadoras, ou seja, participação em cursos e palestras. No entanto, o sindicato alega que as multas voltaram a ser cobradas. Os valores chegariam a R$ 2 milhões, conforme o Sindimoc.

O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva, afirmou nesta terça-feira que o questionamento da categoria é “inadequado e inapropriado”. Ele afirmou que não houve um desarquivamento de multas e o acordo para medidas saneadoras não foi desrespeitado.