22°
Máx
17°
Min

‘Mamaço’ incentiva aleitamento materno em lugares públicos

Evento foi realizado no último fim de semana em praça de Dois Vizinhos (Foto: Cleu Pelentier / C&G Ateliê da Fotografia) - ‘Mamaço’ incentiva aleitamento materno em lugares públicos
Evento foi realizado no último fim de semana em praça de Dois Vizinhos (Foto: Cleu Pelentier / C&G Ateliê da Fotografia)

O Grupo Meu Ventre é um Lugar de Milagres surgiu através de mulheres de Dois Vizinhos que estavam preocupadas em dividir experiências sobre maternidade. Depois de diversas conversas e ações nas redes sociais, as mamães perceberam que muitas delas ainda levavam o tabu de não amamentar em público.

Assim, no último domingo (31), foi organizado um 'Mamaço' na Praça Ary Muller, em frente à Igreja Matriz Santo Antônio, para desmistificar a amamentação dos bebês e também para comemorar o Dia Mundial da Amamentação, lembrado no dia 1º de agosto. Mães de toda a microrregião participaram do evento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. O leite materno promove o desenvolvimento da criança, além de proteger contra doenças crônicas e infecciosas. A orientação da OMS é que o bebê receba somente o leite materno até os seis meses de vida e que depois, a amamentação seja associada a outros alimentos até que a criança complete dois anos ou mais.

Pesquisas apontam que a amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância, como diarreia e pneumonia, ajuda na recuperação de enfermidades e aproxima mãe e bebê, em um laço que transmite calma e segurança para as crianças.

Colaboração Jornal de Beltrão.