21°
Máx
17°
Min

Maringá confirma quatro casos de zika vírus; três são autóctones

(Foto: Prefeitura de Maringá) - Maringá confirma quatro casos de zika vírus; três são autóctones
(Foto: Prefeitura de Maringá)

A secretaria de Saúde de Maringá confirmou nesta quarta-feira (12) o registro de quatro casos de zika vírus na cidade. Três deles são autóctones, ou seja, contraído no próprio município. Nenhum dos casos envolve gestantes.
A cidade tem ainda 50 casos de dengue confirmados, e outros 786 notificados.

A secretária de saúde Carmem Inocente afirmou que o combate ao mosquito precisa ser intensificado, uma vez que o primeiro Lira de 2016 apontou que 47,9% dos criadouros do mosquito foram encontrados no lixo dentro das casas.

A enfermeira do programa municipal de combate à dengue, Janete Fonzar, relatou que a Secretaria de Saúde promoveu 20.376 bloqueios em campo, com profissionais que espalham inseticida com um equipamento, em um raio de 300 metros das residências das pessoas notificadas. “O bloqueio também foi promovido próximo às casas dos pacientes em que foram confirmados o zika vírus. Adotamos essa estratégia de bloqueio que tem surtido bons resultados, mas ainda precisamos da atenção da comunidade nos cuidados dentro de casa”.

A população pode denunciar casos de possíveis criadouros do mosquito pelo disque Saúde, 160, ou pela ouvidoria da Prefeitura, 156.

(com informações da prefeitura de Maringá)