22°
Máx
17°
Min

Maringá e Umuarama estão entre as melhores do país em bem-estar urbano

Ranking é do Observatório das Metrópoles (Foto: Aciu) - Maringá e Umuarama estão entre as melhores do país em bem-estar urbano
Ranking é do Observatório das Metrópoles (Foto: Aciu)

Maringá ficou na 28ª posição e Umuarama, na 44ª, no ranking das 100 melhores cidades do Brasil, no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apenas outras duas cidades do Paraná entraram na classificação positiva da pesquisa – Jandaia do Sul (48ª) e São Jorge do Ivaí (97ª).

O estudo considerou os 5,5 mil municípios do Brasil e, para chegar ao resultado, levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura. O índice alcançado por Maringá foi de 0,924; 0,919 por Umuarama; 0,918 por Jandaia do Sul; e 0,913 por São Jorge do Ivaí.

O estado de São Paulo domina o topo do ranking com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte paulista, lidera a lista com índice de 0,951.

A pesquisa ainda revela uma desigualdade regional acentuada, já que as regiões Sudeste e Sul abrigam as cidades com as melhores condições de vida e Norte e Nordeste, as piores. Outro dado marcante mostra que mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e energia.