22°
Máx
14°
Min

Maringá registra maior número de colisões entre carros e bicicletas no estado

(Foto: Roberto Furlan/Secom) - Cidade registra maior número de colisões entre carros e bicicletas no estado
(Foto: Roberto Furlan/Secom)

De janeiro a abril de 2016, Maringá registrou o maior número de colisões entre automóveis e bicicletas do Paraná. De acordo com o Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros, foram contabilizadas 98 batidas.

No estado, o total é de 590 colisões desse tipo, com 602 vítimas, sendo dez delas fatais. Maringá ocupa a ‘liderança’ da tabela nos últimos três anos. Em 2015 foram registradas, entre janeiro e abril, 105 colisões e em 2014, no mesmo período, 104.

Em seguida vem Curitiba, com 95 colisões de janeiro a abril de 2016, mais 87 no mesmo período de 2015 e 93 em 2014. Segundo o Detran, uma das principais causas de acidentes desse tipo é o desrespeito à ciclovia.

O assunto se tornou tema de um vídeo divulgado pela campanha “31 dias para mudar o trânsito”, que faz parte das ações do Maio Amarelo. O vídeo apresenta um depoimento, baseado em fatos reais, de um motorista de ônibus que atropelou uma ciclista.

“Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 30 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas no Paraná. A diferença de tamanho torna mais grave a colisão. Por isso, reforçamos, no trânsito, o maior sempre deve cuidar do menor”, colocou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo é promovida pelo Detran do Paraná e tem como objetivo chamar a atenção para prevenção de acidentes e redução no número de vítimas no trânsito. Cada dia, um vídeo é divulgado retratando uma história real por meio de depoimentos.

Para assistir aos vídeos, basta acessar o canal do Detran no Youtube.  

Colaboração Roberto Moraes da Rede Massa e Agência Estadual de Notícias