21°
Máx
17°
Min

Maringaense assume secretaria no Ministério do Meio Ambiente

(Foto: Orlando Kissner/ANPr) - Maringaense assume secretaria no Ministério do Meio Ambiente
(Foto: Orlando Kissner/ANPr)

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira(24) o decreto de exoneração do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Ricardo Soavinski. Ele deixa o governo do Estado para integrar a equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O maringaense assumirá a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do ministério. O convite foi feito durante audiência do governador Beto Richa com o ministro José Sarney Filho, na semana passada. Na Sema, Soavinski será substituído pelo diretor geral, Paulino Mexia.

A Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano é responsável pela gestão das águas no território brasileiro. Também define políticas relacionadas à temática urbana, como mobilidade, poluição sonora e atmosférica, resíduos sólidos, eficiência energética, economia de água e outros fatores de sustentabilidade.

Trajetória

Ricardo Soavinski é oceanógrafo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo federal. Coordenou programas e projetos no Ibama, Ministério do Meio Ambiente e ICMBio. Entre os cargos que ocupou ao longo da carreira, destacam-se o de diretor de Ecossistemas do Ibama, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e diretor de Unidades de Conservação do ICMBio.

Ele assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente em janeiro de 2015, início da segunda gestão do governador Beto Richa. O novo secretário, Paulino Mexia, é funcionário de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi chefe regional do órgão em Maringá e assumiu a diretoria geral da Sema também em 2015. 

Colaboração Agência Estadual de Notícias