22°
Máx
17°
Min

Massa de ar polar se aproxima de Curitiba

(Foto: Eraldo Torres/ ANPr) - Massa de ar polar se aproxima de Curitiba
(Foto: Eraldo Torres/ ANPr)

A temperatura na região de Curitiba terá mudança significativa nas próximas horas. De acordo com o Simepar, uma intensa massa de ar polar se aproxima da capital e não está descartada a possibilidade de geada na próxima quarta-feira (18), principalmente na Região Metropolitana.

A massa de ar polar vem na sequência da frente fria que trouxe as fortes chuvas da última madrugada e já seguiu em direção ao sudeste do Brasil. “É uma situação natural, normalmente esperada para esta época do ano”, comentou o meteorologista Samuel Braun.

A previsão é que a mínima em Curitiba seja de 6°C nesta terça-feira (17), com máxima de 19°C. O aquecimento durante o dia depende da incidência ou não de nuvens sobre a capital. Sem nuvens, a chance de mais frio aumenta.

“O calor do sol está presente no solo e vai para a atmosfera. Se não tem nuvem, o calor se perde. Se tem, o calor fica nas nuvens e como as nuvens ficam perto do solo, a temperatura fica mais elevada”, explica o meteorologista. A combinação de céu limpo e baixas temperaturas favorece a ocorrência de geadas.

Na quarta-feira (18) o frio deve ser mais intenso, com mínima de 4°C em Curitiba. “A chance de geada é grande. Em Curitiba nem tanto, mas na área oeste e sul da Região Metropolitana”, afirma Braun. A máxima prevista é de 18°C.