22°
Máx
16°
Min

Maternidade retoma atendimento e realiza dois partos

As atividades da maternidade do Hospital Anna Fiorillo Menarim já estão em pleno funcionamento. Nesta sexta-feira (15), o atendimento iniciou as 7 horas da manhã e desde então já aconteceram dois partos por cesariana. A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta quinta-feira (14) e reuniu as principais autoridades do município, incluindo secretários municipais e vereadores, além de várias pessoas da comunidade. Também participaram do evento prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e secretários municipais de Saúde que compõem a 3ª regional.

O prefeito Reinaldo Cardoso comemorou a entrega de uma das obras mais importantes para a saúde do município. “Quando decidimos pela reforma do hospital assumimos o risco de receber todas as críticas possíveis, mas sabíamos que era a decisão correta para colocar o Hospital dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Devido à crise que o país enfrenta, tivemos que realizar todos os esforços com recursos próprios. Ficamos um período sem espaço para nossas crianças, mas agora atenderemos não só as nossas gestantes, mas posteriormente também as gestantes das cidades próximas ao nosso município”, destaca Reinaldo.

Para o secretário municipal de Saúde Julio Cesar Sandrini, este foi um evento memorável, pois a comunidade recebe uma maternidade digna da população castrense. “Estamos muito felizes por entregar essa obra- da maternidade- hoje completa, dentro dos padrões da Vigilância Sanitária, com toda a segurança exigida, e com todo o conforto que as mães precisam nesse momento tão importante”, frisa Sandrini.

A diretora da 3ª Regional de Saúde, Sheila Tramontin Mainardes, compareceu ao evento representando o secretário de estado da Saúde. Ela destacou os esforços do governo para melhorar a saúde no estado. “Por isso para nós é uma imensa satisfação ter a maternidade de Castro funcionando novamente, principalmente nesse momento em que a maternidade referência na região - do Hospital Evangélico – está apresentando dificuldades para continuar o funcionamento. Parabenizamos a toda Castro que agora vai receber esse novo espaço totalmente remodelado”, ressalta.

Após o cerimonial, autoridades e comunidade, foram convidados a conhecer a nova maternidade do hospital, agora toda modernizada e padronizada dentro das normas do parto humanizado. A gestante Daiane Sampaio, que está no oitavo mês de gestação, mãe de dois filhos nascidos no Hospital Anna Fiorillo, comemorou a abertura da maternidade. “Estou muito feliz com a abertura da maternidade, bem a tempo para que eu tenha meu bebê em Castro. Por isso, estava curiosa para conhecer o local onde meu filho vai nascer, fiquei muito feliz com o que eu vi na nova maternidade”, declara Daiane.

A maternidade conta com médico obstetra, anestesista, pediatra e enfermeira obstetra. Sendo que um dos diferenciais, é o atendimento presencial do médico pediatra e do médico anestesista 24 horas por dia no hospital. Na equipe assistencial, o Hospital Anna Fiorillo, ainda conta com médico clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e nutricionista.

Além da maternidade, permanece em funcionamento, a clínica médica que recebe pacientes de baixa complexidade encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), continua em funcionamento.

Colaboração Assessoria de Imprensa.